2º Curso de Formação de Guardas Civis Municipais de Cubatão tem início no mês de julho

Uma guarda municipal cada vez mais estruturada, preparada e atenta – é o que busca novo curso para futuros GCMs

Os candidatos aprovados em concurso público participam do 2º Curso de Formação de Guardas Civis Municipais em Cubatão. Com a aula inaugural programada para o dia 15 de julho, às 8 horas, no auditório do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), são 16 homens e 2 mulheres confirmados até o momento, com mais dois candidatos masculinos aguardando o resultado da avaliação psicológica para se matricularem definitivamente.

O curso tem duração de três meses, totalizando 580 horas de atividades. A previsão é de que os novos guardas estejam prontos para atuar até meados de outubro deste ano. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), a grade curricular segue o modelo estabelecido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), e inclui aulas de direito, instrução de tiro, cidadania, direito constitucional, prática operacional da guarda e treinamento físico.

Os candidatos precisarão ser aprovados no curso de formação, sob pena de desclassificação no concurso.

Treinamento específico para a GCMC – Esta aula inicia um processo amplo com treinamento específico para a função, cuja formação será ministrada pela empresa Raphael Filipini Almeida De Melo, contratada por meio de licitação. Ao contrário do primeiro curso realizado em 2022, este ano as aulas ocorrerão nas dependências do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Cubatão, na Vila Couto.

“Com a formação realizada na própria cidade de Cubatão, os candidatos poderão ver a realidade do município de perto e focando na formação de um efetivo qualificado e preparado para enfrentar os desafios da segurança pública local”, destaca a diretora administrativa da GCMC Raquel Reis.

Além disso, vale destacar que o curso de formação é uma das fases do concurso público para o órgão. “Os candidatos já passaram pela prova objetiva, pelo teste de aptidão física, exames médicos, avaliação psicóloga e agora devem ser aprovados no curso de formação, além de precisarem ser considerados aptos na investigação social, que acontece até o término do curso de formação”, explica Raquel. Só após todas essas fases cumpridas com êxito, o então candidato aluno-guarda poderá tomar posse.

Com a formação, a expectativa é de que o município possa contar com ampliação significativa do reforço em segurança pública, melhorando a capacidade de resposta e a presença da guarda nas ruas. “Os futuros guardas civis terão a oportunidade de adquirir conhecimento teórico e prático, essencial para o desempenho de suas funções: servir e proteger a comunidade local”, finaliza a diretora.

Por: Secom Cubatão/RP