...

Fundo Social de São Paulo visita áreas para implantar uma Praça da Cidadania em Cubatão

  • 4 min de leitura

Equipe analisou terreno no Jardim Nova República

Uma praça com instalações para a realização de cursos de empreendedorismo, capacitação e geração de renda, e preparada para ser um exemplo prático de sustentabilidade: este é o projeto que começou a ser implantado neste ano nas cidades paulistas pelo Governo Estadual e que chega a Cubatão a partir de uma parceria que está sendo preparada entre o Município e o Fundo Social de São Paulo. Técnicos dessa entidade estiveram nesta segunda-feira (12) prospectando áreas na Cidade para esse projeto, que deverá ter implantação rápida, pois é baseado no uso de contêineres especiais para as instalações.
Durante a visita, foi definido o uso parcial de um terreno na margem do Rio Santana, com frente para a Rua Orlando Terras, junto à Escola Estadual Professor Waldomiro Mariani, no Jardim Nova República (mapa: https://goo.gl/maps/UFMSw8Vz4H8mpstL9). O projeto, de características modulares, pode ser implantado em terrenos a partir de 4 mil m² (a ideia inicial é que em Cubatão ocupe 7 mil m²). Os cursos serão ministrados em parceria com o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, mantenedor das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs).
Além do diretor executivo José Castro, estiveram em Cubatão, representando o Fundo Social do Estado de São Paulo, o coordenador social Luciano dos Santos Santos; o responsável pela implantação das Praças da Cidadania, Oliver De Luccia; e o coordenador de Interior e Litoral, Eduardo Coimbra Pirajá Martins Filho.
O grupo foi recebido no Paço Municipal pelo prefeito Ademário Oliveira; pelos secretários Andréa Maria de Castro (Habitação), Sebastião Ribeiro do Nascimento, o “Zumbi” (Assistência Social), Fabiano Caldeira (Comunicação Social) e Gilvan Guimarães (Manutenção Urbana e Serviços Públicos), bem como pelo jornalista Carlos Pimentel Mendes, representando a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Cubatão, Adeíza Monteiro Oliveira. Participaram ainda diversos diretores e técnicos da Prefeitura e assessores legislativos.
Relevância social – Entusiasmado, o prefeito considerou o projeto como “de grande relevância social” e quis conhecer em detalhe o trabalho, acompanhando a equipe na inspeção do terreno proposto, no Jardim Nova República. Será utilizada uma parcela da área disponível, pertencente ao Município, e a ideia é as instalações “abraçarem” a escola estadual, integrando-se a ela e a outros equipamentos públicos previstos para o local. A cidade apenas indica o terreno e o Fundo Social do Estado providencia toda a instalação e manutenção da estrutura, com o apoio da iniciativa privada.
Como José Castro explicou, o perfil das praças é adaptável e definido de acordo com as necessidades de cada município, bem como os cursos a serem ministrados. Haverá espaços para atividades e lazer infantil, para a Terceira Idade, prática de esportes e os cursos. Além disso, “a praça será uma grande escola de práticas sustentáveis em termos ambientais, mostrando como pode ser fácil e simples as pessoas adotarem esses hábitos: a praça funcionará como um ponto de partida para uma série de ações sustentáveis no município”.
Na opinião de Eduardo Pirajá, “é um projeto participativo destinado para a capacitação e o fomento do empreendedorismo local, que levará a comunidade a um novo padrão de qualidade de vida, geração de autonomia e renda e regeneração ambiental”.
O programa ora apresentado se insere na nova dinâmica do Fundo Social paulista, que deixou de ser assistencialista e definiu como objetivo fomentar autonomia e renda. Assim, as ações vêm sendo reestruturadas e adequadas a um modelo novo, mais eficaz e alinhado com as demandas do mercado de trabalho.
Fotos: Divulgação FSS
Galeria de fotos – CLIQUE AQUI

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito Ademário Oliveira
Vice-Prefeito Ivan Hildebrando

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais