Parque Ecológico Cotia-Pará abre as portas para estudantes da região

Crianças e jovens se divertem nas trilhas e participam de vivência com animais

Cubatão tem um local privilegiado, onde é possível acompanhar o desenvolvimento de espécimes da fauna e da flora da Mata Atlântica, caminhar por trilhas e participar de atividades voltadas ao desenvolvimento sustentável. Trata-se do Parque Ecológico Cotia-Pará, localizado à margem da Rodovia Anchieta, altura do km 57, em Cubatão. E o melhor: está de portas abertas para receber grupos de escolares da Região Metropolitana da Baixada Santista. Basta agendar por telefone ou e-mail. A visita é gratuita.
Neste fim de semana, o local recebeu a visita dos alunos do curso técnico de Meio Ambiente da ETEC – Escola Técnica de Cubatão, ligada ao Instituto Paula Souza. Após palestra, 60 jovens conheceram o parque e o trabalho realizado no CEPTAS – Centro de Pesquisa e Triagem da Animais Silvestres, ligado Unimonte. O parque também abriga a sede do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), uma minifazenda, horta comunitária e lagoa com peixes e patos.
“As visitas duram cerca de uma hora e meia”, informou o diretor de Educação Ambiental, Carlos França. “Os estudantes participam de um bate-papo com um biólogo, assistem a vídeos sobre a importância dos manguezais ou a respeito do processo de reciclagem e caminham pelo parque, subindo até o monte com a imagem do Cristo Redentor”, detalhou.
As escolas interessadas podem enviar e-mail para semam.dea@gmail.com ou entrar em contato diretamente com França pelo telefone 97411-3122. “Basta não esquecer de colocar lanche e repelente na mochila”, orientou o diretor.