O protagonismo feminino na história da Independência do Brasil é a perspectiva adotada na nova temporada da encenação ‘Caminhos da Independência’, em Cubatão. Com o título ‘ImperAtrizes’, as sessões têm início hoje (5) e seguem até domingo (8), sempre às 20 horas, no Teatro do Kaos (Praça Cel. Joaquim Montenegro, 34 – Largo do Sapo). O ingresso é um quilo de alimento não-perecível, a ser entregue ao Fundo Social de Solidariedade da Cidade.
Neste ano, os holofotes estarão voltados para à primeira imperatriz do País, Maria Leopoldina. A esposa de Dom Pedro I será interpretada pela premiada atriz cubatense Tamirys O’Hanna. “É muito importante valorizarmos os filhos de nossa terra e a Tamirys é incrível, já tem um extenso currículo”, cita o idealizador e diretor de produção, Lourimar Vieira.
Há exata uma década, a artista foi ex-aluna do Teatro do Kaos. Na ribalta, ela vai contracenar com outros 15 atores da Baixada Santista – 11 mulheres. Tamanha participação feminina na produção cultural é completada com a dramaturga Dione Carlos e a direção de Miriam Vieira, esta assistida por Fabiano Di Melo.
“Das centenas de ingressos disponíveis para a tradicional encenação, parte será voltada gratuitamente para os alunos da Educação de Jovens e Adultos”, destaca Lourimar. Na plateia, estarão turmas das UMEs Bernardo José Maria de Lorena (Vila Nova), D. Pedro I (Vila Natal) e Martim Afonso (Jardim Nova República). Também, haverá sessão com áudio-descrição e intérprete de Libras no teatro com AVCB já adequado para acessibilidade à população com deficiência.
Previsto no calendário oficial da Cidade (Lei nº 2.848/03), o 15º ‘Caminhos da Independência’ é uma iniciativa realizada pelo Teatro do Kaos com o Governo Federal via Ministério da Cidadania e Secretaria Especial da Cultura. O Grupo EcoRodovias através da Ecovias patrocina o evento por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A encenação também tem apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão.
Novos talentos – Um trio de novos talentos será revelado também no palco durante a temporada teatral. Arthur Vieira, Emely Cruz e Isabelle Martins são jovens que integram o elenco da encenação, a partir da desenvoltura nas aulas do Projeto Evolução III – projeto gratuito de formação teatral para dezenas de cubatenses desenvolvido pelo Teatro do Kaos, com patrocínio da Petrocoque também por meio da mesma Lei de Incentivo à Cultura.