Diagnóstico socioeconômico da Vila dos Pescadores autoriza execução do Plano Diretor de urbanização

"Temos reais condições de zerar o deficit de Cubatão", afirmou o prefeito Ademário Oliveira

O diagnóstico socioeconômico da Vila dos Pescadores apresentado na manhã desta sexta-feira (22) ao prefeito Ademário Oliveira, em solenidade na Prefeitura de Cubatão, é a primeira etapa para a execução do Plano Diretor de Urbanização. também será base de estudos para a definição da implementação de políticas públicas para os 9.037 moradores do bairro, além dos 1.008 cachorros e 919 gatos.

Ademário Oliveira afirmou aos secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e representantes de empresas concessionárias (Sabesp e CPFL) que “nós temos condições reais de zerar o deficit habitacional de Cubatão”. O prefeito destacou a previsão de projetos de urbanização para os demais bairros da cidade como Pilões, Mantiqueira e Vila Noel. E explicou: “Nos próximos dez anos as vilas Esperança e dos Pescadores vão estar em obras”.

A secretária municipal de Habitação, Andrea Maria de Castro, avalia que o levantamento realizado pela empresa Painel Pesquisa e Consultoria, com equipe de mais de 30 profissionais de diversas áreas, demonstra com absoluta clareza de detalhes as reais condições em que vivem os moradores, além do completo mapeamento e cadastramento dos imóveis da Vila dos Pescadores.

A titular da pasta de Habitação destacou a participação e o empenho do prefeito Ademário Oliveira em todo o processo, ressaltou a importância dos vereadores e da união da administração pública na realização do projeto ressaltando, especialmente, os secretários Wilney Fraga (Planejamento) e Márcia Terras (Educação).

O vereador Alessandro Donizete de Oliveira, em nome da Câmara Municipal, afirmou a importância do diagnóstico socioeconômico: “O Legislativo estará sempre à disposição para discutir e propor políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população”.

O Diagnóstico – Entre as centenas de informações levantadas para compor o banco de dados da Vila dos Pescadores, destacam-se:

Mulheres – Os dados coletados mostram que as mulheres são maioria da população (52%). Pelo menos  54% das famílias são chefiadas por elas e que a renda per capita de até um salário mínimo é de 32,2% da população. Das 3.613 famílias cadastradas, apenas 19,9% recebem algum benefício dos governos estadual e federal. Somente 17% das famílias da Vila dos Pescadores têm algum tipo de convênio médico.

Imóveis – Das 3.826 edificações da Vila dos Pescadores, 91,9% serve para residência, 4,2% ocupadas pelo comércio e 0,9% são igrejas, associações e outros destinos não especificados. O levantamento mostra ainda que 87,4% dos imóveis são de propriedade dos moradores e que apenas 11,7% são alugados. O restante dos imóveis é resultado de herança ou doação.

Saneamento básico – A pesquisa mostra que 2.429 propriedades (63,6%) onde vivem 6.073 pessoas têm água potável com serviço oferecido pela Sabesp. O restante é abastecido por meio de rabicho, água cedida por vizinhos ou de fontes naturais do bairro. Por outro lado, o esgoto sanitário de 3.091 residências (7.129 moradores) é atirado diretamente no Rio Casqueiro. Outras 107 casas com 253 pessoas jogam no mangue. Das restantes 618 casas, quatro (10 pessoas) possuem fossa e somente 614 (1.546 moradores) são atendidas pela Sabesp. O estudo mostra que 95,3% do lixo é coletado; o restante jogado no rio ou no mangue.

Escolaridade – O diagnóstico socioeconômico também demonstrou o nível de escolaridade dos moradores da Vila Esperança. O levantamento foi feito apenas entre os responsáveis por cada domicílio: 35,2% têm o fundamental incompleto, 34,3% o médio completo e apenas 4,8% possuem curso superior.

Fonte de renda – Dentre os trabalhadores na ativa, o bairro tem 64,2% contratados com carteira de trabalho assinada; 29,1% não possuem vínculo empregatício, vivendo praticamente de “bicos”; e os empresários representam 4,7%.

Recomendações – Além do diagnóstico socioeconômico da Vila dos Pescadores, o estudo apontou diversas iniciativas para melhorar a condição de vida dos moradores como ampliação de infraestrutura urbana, parcerias com o setor privado para formulação de programas de educação, esporte e laser e ações para incentivar a continuidade dos jovens na escola.

Fotos: Divulgação PMC