...

Covid-19: Confira atualização dos locais de vacinação para crianças de 3 e 4 anos

Para evitar desperdício de doses, crianças dessa faixa etária serão vacinadas nas unidades de Saúde da Vila Nova, Jardim Casqueiro, Mário Covas e Bolsão 8
  • 4 min de leitura

A vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra a covid-19 em Cubatão, que tem início nesta segunda-feira (25), será realizada somente nas unidades de Saúde Vila Nova, Jardim Casqueiro, Mário Covas e Jardim Nova República/Bolsão 7 (endereços abaixo).

O objetivo da concentração em 4 unidades é reduzir o risco de desperdício, já que as doses de CoronaVac, imunizante aprovado pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde para essa faixa etária, devem ser administradas em um período máximo de 8 horas após a abertura do frasco.

Uma vez aberto o frasco para atender, por exemplo, apenas uma ou duas crianças em uma unidade de baixo movimento, as demais doses seriam perdidas.

ENDEREÇOS

UBS Jardim Casqueiro (Rua Espanha, s/nº);

USF Mário Covas (Rua das Palmas, 128, Vila Natal);

USF Jardim Nova República-Bolsão 8 (Avenida Deputado Esmeraldo Tarquínio, s/nº);

UBS Vila Nova (Rua São João, 185).

NOVA FAIXA ETÁRIA

Como anunciado pela Secretaria de Saúde na quinta-feira (21), a vacinação de crianças de 3 e 4 anos tem início na segunda-feira (25) em Cubatão, agora nas 4 unidades destacadas acima. De acordo com o informe técnico do ministério, a formulação da vacina será a mesma utilizada atualmente em adultos, bem como o intervalo de 28 dias entre as doses.

O uso da vacina Coronavac para as idades de 3, 4 e 5 anos foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 14 e pelo Ministério da Saúde no dia 19. As crianças a partir de 5 anos já estavam aptas a receber o imunizante da Pfizer desde janeiro, quando teve início a vacinação infantil para idades de 5 a 11 anos. As vacinas da Pfizer para esse público seguem disponíveis nas 14 unidades de Saúde com salas de vacina.

De acordo com informações da Seade, Cubatão conta com uma população estimada de 557 crianças de 3 anos e 579 crianças de 4 anos. A população estmada de 5 a 11 anos é de de 12.429pessoas.

SEGURANÇA

A nota técnica do Ministério da Saúde destaca a segurança doimunizante: “A avaliação para ampliação do uso da vacina CoronaVac para imunização de crianças a partir de 3 anos de idade, além da avaliação pela equipe técnica da Anvisa, contou com a colaboração de representantes das sociedades médicas, a saber, Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tissiologia (SBPT) e Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), as quais emitiram pareceres técnicos a respeito do tema, os quais destacaram que os benefícios da vacinação na população de crianças de 3 a 5 anos com a vacina CoronaVac (particularmente pela expectativa de redução do risco de hospitalizações), superam os eventuais riscos associados à vacinação, no contexto atual da pandemia.”

A Nota Técnica (disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/vacinas/plano-nacional-de-operacionalizacao-da-vacina-contra-a-covid-19/notas-tecnicas/2022/nota-tecnica-213-2022-cgpni-deidt-svs-ms) informa que o imunizante vem sendo utilizado em crianças com sucesso no Chile, China, Indonésia, Equador, Camboja e Colômbia. Números publicados pelo Ministério da Saúde do Chile informam que foram administradas mais de 3 milhões de doses de vacina em pessoa de 3 a 17 anos, com notificação de 319 eventos adversos, a maioria deles considerados não graves, correspondendo a 0,01% das doses aplicadas. Além da segurança, a nota destaca a “proteção importante da vacina contra doenças graves”.

ABSTENÇÃO

O médico sanitarista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Cláudio Maierovitch ressalta em entrevista puiblicada pelo Correio Braziliense a importância dos pais levarem as crianças para serem imunizadas. “É importante que os pais saibam que as crianças também pegam covid-19. E que a doença pode ser grave e fatal, embora não seja tão frequente como nos idosos. Mas têm muitas crianças adoecendo”.

A Secretaria de Saúde de Cubatão aproveita a ampliação da faixa etária de 3 e 4 anos para convocar pais, mães e responsáveis para levar seus filhos a qualquer uma das 14 unidades de Saúde do município com salas de vacina para iniciar ou completar o esquema vacinal contra a covid-19. Das12.429crianças de 5 a 11 anos de Cubatão, 8.943 (71,95%) tomaram a primeira dose, enquanto 6.199 (49,87%) completaram o esquema vacinal.

Serão ofertadas doses para todas as faixas etárias e grupos populacionais aptos a tomar a vacina, tanto para primeiras e segundas doses quanto doses de reforço.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito Ademário Oliveira
Vice-Prefeito Ivan Hildebrando

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais