A Secretaria municipal de Educação (Seduc) promoveu hoje (1º) o hasteamento solene de bandeiras na UME Bernardo José Maria de Lorena , na Vila Nova. O evento marcou o início das comemorações do bicentenário da independência do Brasil e contou com a presença do prefeito Ademário Oliveira, representantes de diversas secretarias, pelo menos 150 alunos alunos do 1º ao 5º ano, além de todo o corpo docente da instituição, todos juntos para entoar os Hinos Nacional e de Cubatão.
As bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e do município foram hasteadas até o topo pelo prefeito e pelo secretário adjunto de Educação, Guilherme Amaral, com a participação de três alunos da escola. Contudo, foram posicionadas a meio mastro ao final do Hino, em razão do luto de três dias decretado devido ao falecimento do ex-vereador da Câmara Municipal, Mário Canelas.
“Também sou filho de escola pública e é muito importante reconhecermos que a educação é o caminho de transformação de vida. O conceito de cidadania tem início aqui”, destacou o prefeito Ademário Oliveira, referindo-se à importância da retomada do hasteamento de bandeiras.
O representante da secretaria municipal de Educação informou que o evento faz parte das celebrações dos 200 anos de independência do Brasil e que a partir desta data, voltará a ser realizado nas escolas da rede. “A tradição do hasteamento das bandeiras traz um sentimento de patriotismo, valores morais e éticos desde a primeira infância. Por meio desse ato é possível evidenciar que a bandeira do Brasil não pertence ao espectro político, mas a toda a nação brasileira” assegurou Guilherme Amaral.
Nessa primeira etapa, além da UME Bernardo José Maria de Lorena, outras cinco unidades retornaram com o hasteamento das bandeiras na rotina escolar: UME Rui Barbosa, UME Professor Doutor Luiz Pieruzzi Netto, UME Padre José de Anchieta, UME João Ramalho e UME Mário de Oliveira Moreira.
Foto: Gerson Guimarães / Divulgação PMC