Secretaria de Habitação promove assembleia sobre o avanço do projeto de urbanização da Vila Esperança

Sexta (20) e sábado (21), os munícipes poderão se informar e conferir o desenvolvimento da segunda fase do programa

A Prefeitura Municipal, via Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), realiza assembleia com os moradores da Vila Esperança para apresentação do Projeto de Urbanização Integrada e Reassentamento de Moradias em Área de Risco e Proteção Ambiental que está na etapa I,  fase II.

O evento acontecerá em dois dias: nesta sexta-feira (20), às 19 horas, na UME Ulysses Guimarães (rua São Francisco de Assis, s/nº), na Vila Natal, e no sábado (21), às 9h30 e 14 horas na UME Elza Silva dos Santos (Caminho São Leopoldo, 101), na Vila Esperança. O principal objetivo é informar aos moradores sobre o andamento do projeto, que representa um passo significativo na contínua urbanização da Vila Esperança, e receber sugestões.

Atualmente, além da construção dos prédios habitacionais de interesse social, a reurbanização segue em ritmo acelerado com a construção de duas escolas e da Via Ecológica Perimetral, uma via com 9 quilômetros de extensão que nasce na Vila Natal e costura o bairro da Vila Esperança até o seu fim, no local onde atualmente estão situadas as palafitas, garantindo mobilidade urbana para a comunidade e funcionando, ao mesmo tempo, como uma como uma barreira física, impedindo novas invasões no mangue.

Urbanização da Vila Esperança – Em 21 de junho deste ano, foi assinada a ordem de serviço para a execução da segunda fase da obra, que compreende a construção de 894 novas unidades habitacionais. No total, são 1.010 apartamentos destinados a abrigar os moradores do bairro, dentro do Programa ‘Vida Digna’. A Prefeitura de Cubatão cedeu a área de 30 mil m² para a construção dos empreendimentos pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), do Governo do Estado.

Parte desses apartamentos será destinada a famílias que atualmente vivem em palafitas na Vila Esperança, priorizando a remoção de pessoas de áreas de risco para oferecer qualidade de vida e segurança. As novas moradias também abrigarão ex-moradores da Vila Caic, que foram removidos do mesmo terreno.

Ademário Oliveira, prefeito de Cubatão, enfatizou que “a urbanização da Vila Esperança não é apenas uma obra, mas a realização de um sonho”, integrando o bairro à cidade. Além das unidades habitacionais, o espaço contará com duas escolas, áreas de lazer e infraestrutura completa, incluindo macro e microdrenagem, ruas pavimentadas, água, esgoto e energia, proporcionando dignidade às famílias.

Vila Esperança – Maior núcleo habitacional de Cubatão com cerca de 30 mil moradores. Situada às margens da Rodovia dos Imigrantes e do manguezal, se consolidou por meio de construções irregulares ao longo de décadas. O processo de urbanização do bairro é um marco no município, consolidando a política habitacional implantada na cidade desde 2017.

“É um processo longo que não se limita à construção de moradias, por isso pensamos um projeto completo que vai das unidades habitacionais à mobilidade urbana, passando por toda infraestrutura de bairro”, explica Andrea Castro, secretária municipal de Habitação de Cubatão (Sehab).

Por: Renan da Paz/estagiário de Jornalismo
Foto: Arquivo PMC