Fundo Social faz doações às famílias do Núcleo Varandas, afetadas pelas fortes chuvas em Cubatão

Equipes do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e da Secretaria de Assistência Social (Semas) de Cubatão, acompanhadas por representantes da empresa IDEAL, visitaram as famílias do núcleo Varandas – Jardim das Indústrias – afetadas pelas chuvas do último final de semana. A ação ocorreu nesta terça-feira (16). Foram distribuídas 8 cestas de alimentos, 16 cobertores, absorventes higiênicos e brinquedos. Neste mesmo sentido, ainda no sábado à tarde (13), uma equipe do Fundo atendeu a 20 famílias também atingidas pelas chuvas do Caminho dos Pilões. Foram distribuídos para cada representante familiar, kits de alimentos, sacos especiais de dormir, cobertores e roupas.

Assim como no Caminho dos Pilões, local em que o nível do Rio Pilões subiu e transbordou em decorrência das constantes e fortes chuvas e invadiu 20 casas, o núcleo Varandas, pequeno núcleo habitacional situado no bairro Jardim das Indústrias, também sofreu as consequências da grande quantidade de água que caiu na cidade no dia 12 de janeiro e madrugada adentro. Naquele episódio, foi registrado no município, especificamente no Posto Portão 40 – área de encosta habitada, acumulado de 184 mm de chuva, conforme relatório da Defesa Civil de Cubatão (Comdec).

Entre as medidas pontuais técnicas e sociais, do ponto de vista emergencial, tomadas pela Administração para amparar os moradores dos locais afetados, ressalta-se que o Fundo Social de Solidariedade se colocou à disposição para o fornecimento de materiais de primeiras necessidades aos moradores das áreas que tiveram suas casas atingidas. Importante frisar que não houve vítimas e os moradores voltaram para as moradias assim que o nível do Rio baixou.

Recebimento de doações continuam – Vale ressaltar que comunidade, empresas e entidades interessadas em doar ao FSS, especialmente kits de alimentos, de higiene e limpeza, cobertores e colchões,  poderão realizar a entrega na sede do órgão que fica no Parque Anilinas (entrada pela rua Assembleia de Deus, 435), no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, exceto em feriados e pontos facultativos. Em caso de alimentos, as cestas devem estar com embalagem original lacrada e com data de validade até o início de 2025. Para outras informações, como retirada de doações volumosas e tipos de cestas, os contatos podem ser feitos pelo telefone (13) 3362-4701 e pelo endereço eletrônico fundosocial@cubatao.sp.gov.br.

Por: Secom Cubatão
Fotos: Secom Cubatão