Seduc de Cubatão promove ‘Semana do Brincar’ nas escolas da rede municipal

Atividade de abertura da Semana ocorreu na tarde dessa terça (21), na UME Almerinda Monteiro de Carvalho, no Casqueiro

A Secretaria de Educação (Seduc) de Cubatão realizou uma atividade iniciando a ‘Semana do Brincar’. Nas escolas da rede, a programação começa no dia 25 de maio e segue até 2 de junho em um movimento que faz referência ao ato de brincar como um dos processos inerentes ao ser humano e sua importância para o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo, comunicativo, dentre outros.

A Seduc desenvolveu um material para compartilhar com as escolas, para que os coordenadores pedagógicos trabalhem com os professores e realizem as atividades com os alunos. As brincadeiras de rodas são temática da Semana do Brincar 2024. Participam todas as 51 escolas de Educação Infantil e Fundamental da rede municipal. São pelo menos 10 mil alunos”, explica Mário Torres Filho, secretário-adjunto de Educação. Ele esteve na tarde dessa terça-feira (21) para acompanhar o início das atividades na UME Almerinda Monteiro de Carvalho, no Jardim Casqueiro. Juntos com os professores,  três educadoras da ‘Casa da Cultura’ levaram, de forma lúdica, histórias e variadas formas de brincadeiras à criançada, incluindo a música por meio do ritmo do maracatu, pulsante, alegre e totalmente popular e inclusivo. A ‘Casa’ é um espaço que funciona na própria unidade, na antiga biblioteca, e é comandado pelo Grupo Zabelê de Cultura Popular, associação que desenvolve ações culturais e de preservação do maracatu.

“Tendo em vista que vivemos num cotidiano de internet e de jogos eletrônicos, desenvolver esse tipo de brincadeira com as crianças na escola é muito interessante pelo resgaste das brincadeiras saudáveis, que marcaram gerações. Nesse sentido, esse projeto vem ao encontro às necessidades das crianças no quesito brincar e o pessoal do Zabelê, em um trabalho conjunto com os nossos professores, tem essa premissa de trazer cantigas populares e contação de histórias. Prendem a atenção das crianças e elas respondem a contento. É nítida a percepção de que elas gostam, se envolvem e interagem positivamente com as brincadeiras propostas”, completa Mário Torres.

Apaixonada pela iniciativa e defensora do direito de brincar junto aos pequenos, Bruna Moreira Xavier afirma que o projeto tem um direcionamento. Bruna é chefe do Serviço de Pré-Escola da Seduc e destaca a função pedagógica do brincar, que se mistura ao proporcionar um ambiente de qualidade e acolhimento às crianças. “As crianças aprendem melhor por meio do lúdico. Essas são atividades que mexem bastante com o imaginário delas e crianças são muito boas quando se trata de imaginação: elas abraçam a proposta do verdadeiramente brincar, levam para casa o que elas vivenciaram e aprenderam com a atividade”, comentou.

Bruna ainda destaca que nessa ‘Semana’ não é somente brincar por brincar, o que também é importante. “O brincar dessa Semana é diferente, pois vem de um estudo específico dos professores para que tenham atividades no tempo certo, sempre de acordo com cada turma e faixa etária ”, afirma.

A Seduc desenvolve as atividades nas unidades escolares em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), instrumento que orienta o currículo nacional. Existe uma pedagogia específica que embasa as ações durante a Semana, pois o ato de brincar durante a infância promove a interação da criança com o seu cotidiano, proporcionando aprendizagens e potenciais para o seu desenvolvimento. Ao brincar diariamente, a criança amplia e diversifica seu acesso à cultura e conhecimentos. Em Cubatão, as unidades escolares efetuam o trabalho do brincar como um dos pilares do processo ensino-aprendizagem.

Incentivo à prática – Diante dessa preconização, a fim de garantir esse direito, durante a Semana do Brincar, todas as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de Cubatão são orientadas a proporcionarem momentos de brincadeiras, de jogos, de interação da comunidade escolar. Entretanto, a Seduc ressalta que as escolas do município não se restringem a oferecer esse direito apenas nesses dias; o brincar é encarado como processo pedagógico facilitador da aprendizagem.

Dia Internacional – A Semana Mundial do Brincar é uma campanha específica para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar na infância. A data foi consolidada em 1998, quando se estabeleceu que em todos anos, no final de mês de maio, seja comemorado o ‘Dia Internacional do Brincar’, que acontece normalmente em torno do dia 28 de maio. Cubatão é uma das cidades que adotou ‘Semana do Brincar’ no calendário oficial.

Texto: Secom Cubatão
Fotos: Victória Santos/Estagiária Jornalismo