Alunos da UME Jayme Olcese realizam ação humanitária para vítimas no Rio Grande do Sul

Sensibilidade, ajuda, incentivo e muito amor... todos valores essenciais para a campanha dos “pequenos solidários”

Pequenos gestos fazem grandes diferenças e os alunos da UME Jayme João Olcese, no Jardim Costa e Silva, sabem disso. Duas turmas de 5º ano do ensino fundamental se mobilizaram para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul em uma iniciativa comovente: escreveram cartas com palavras de incentivo e carinho, acompanhadas por doações de mantimentos e roupas.

Os estudantes da unidade, de 10 e 11 anos de idade, ao tomarem conhecimento da tragédia, uniram-se às professoras Glaciele Pupo e Stephanie Monteiro para organizar a campanha humanitária. Além das arrecadações, eles produziram adesivos e artigos de crochê, cujo valor das vendas foi revertido em mais doações.

Segundo a professora Glaciele Pupo, a situação financeira vulnerável de alguns estudantes não foi obstáculo para a solidariedade. “Mesmo aqueles sem alimentos para doar se dispuseram a escrever cartas de apoio”, relata. As crianças acreditavam que qualquer contribuição, por menor que fosse, faria diferença neste momento difícil.

“Vi a situação de vocês. Fiquei muito triste com o que está acontecendo e espero que melhore tudo aí”. Bem compassivo, não é? Este foi um dos textos escritos pelos alunos nas cartas, que refletem a sensibilidade e o desejo de ajudar os atingidos pela tragédia.

Orgulhosa, a professora Stephanie Monteiro expressou gratidão ao ver os alunos utilizando suas habilidades para um objetivo comum: ajudar o próximo. “A educação precisa de humanidade para acontecer”, afirma, comovida pela disposição das crianças em dividir aquilo que têm.

As doações, incluindo as cartas, foram entregues ao Teatro do Kaos durante visita, um dos pontos de arrecadação do município. Esses itens, por conseguinte, serão enviados ao Fundo Social de Solidariedade (FSS), que já acumula aproximadamente uma tonelada de alimentos, 15 mil litros de água e 10 mil peças de roupas — todas destinadas às vítimas no sul do país.

Ainda é possível ajudar – Cubatão ainda mantém a Campanha Cubatão Solidária com a coordenação do Fundo Social de Solidariedade. Há 30 pontos de coleta estabelecidos na cidade, além da carreta ‘Cubatão Solidária’, estacionada na Av. Nove de Abril, no Centro, na entrada do Parque Anilinas. De acordo com o FSS, o veículo está recebendo donativos das 8h30 às 12 horas e das 13 horas às 16h30 até quinta-feira (6).

Itens como água, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza, fraldas, ração animal, cobertores, mantas e roupa de cama são as principais necessidades identificadas neste momento. Os donativos serão todos enviados nesta carreta, com previsão de saída de Cubatão com destino ao estado gaúcho nesta sexta-feira (7).

Confira os demais locais de arrecadação:

Prefeitura Municipal – Saguão do Paço Municipal

Setor 13
Rua Amaral Neto, 4, Vila dos Pescadores;

Setor 14
Caminho dos Pilões, 985, Pilões.

Por: Secom Cubatão/RP
Fotos: Divulgação PMC