Nova UME Martim Afonso é construída no Jardim Nova República

Nova unidade, mais moderna e equipada, promete atender aos moradores dos bolsões

A construção da nova UME Martim Afonso de Souza, no Jardim Nova República, está em pleno andamento e promete transformar a educação na região. Com uma área construída de 3.678 m², a unidade será uma instituição moderna e tecnológica, desenhada para atender às necessidades da população dos bolsões. A proposta inovadora é oferecer “três escolas em uma”, abrigando vagas para creche, ensino fundamental 1 e ensino fundamental 2, atendendo cerca de 700 alunos no total.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), a infraestrutura inclui 57 salas, 30 delas de aula e 5 multiuso, tornando o ambiente diversificado para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos. Além disso, a unidade contará com várias salas de apoio e serviços, incluindo duas secretarias, duas coordenações, duas diretorias, salas para professores, cozinhas e refeitórios, lavanderia, bibliotecas, brinquedotecas e duas portarias com guarita. Na creche, espaço para banho e troca de fraldas.

O tempo recorde para término da obra é resultado da adoção de materiais pré-moldados nessa construção: inspirado em modelos alemães, a escola foi construída com paineis isotérmicos de alta performance que têm a propriedade de impedir a passagem de calor e manter a temperatura ou refrigeração/aquecimento do ambiente interno. São fabricados com chapas de aço galvalume com o núcleo em poliestireno expandido.

Para garantir um ambiente confortável, todas as salas também serão equipadas com telas interativas e aparelhos de ar-condicionado, além do fornecimento de rede wi-fi acessível nas dependências. A quadra de esportes, coberta, também está sendo reformada e receberá vestiários. Ao redor de toda a escola, em vez de muros ou grades, as muretas estilizadas com o guará-vermelho, marca registrada da últimas obras realizadas na cidade, estão presentes trazendo beleza  e identidade visual à edificação. Ao redor da unidade, espaço livre para atividades e brincadeiras. Com previsão de inauguração para o próximo ano letivo, a comunidade local já deve aguardar ansiosamente a abertura da instituição, que promete ser um marco na educação da cidade.

A obra é resultado de um TRIMMC (Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias) assinado entre a Prefeitura de Cubatão e a iniciativa privada (empresa Cesari).

Retrospecto – Em 2021, a unidade teve as atividades suspensas devido a uma ação judicial movida pelo Ministério Público (MP), que alegou problemas na infraestrutura do prédio. De acordo com o MP, o local não foi projetado para atividades educacionais; era um alojamento e canteiro de obras adaptado para ser escola. Na época, o remanejamento dos estudantes para outras unidades de ensino foi realizado pela Secretaria de Educação e ninguém ficou ou está sem estudar. A antiga edificação foi demolida para dar espaço a estas novas escolas.

Por: Renan da paz (estagiário/Jornalismo) e Morgana Monteiro
Fotos: Gabriel Neves/estagiário de Jornalismo