Prefeitura realiza operação conjunta para solucionar problema de odor na linha férrea

A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), informa intensificação no serviço de limpeza da linha férrea do município. Segundo o secretário Halan Clemente, após a administração municipal ser acionada por moradores das proximidades da Avenida Joaquim Miguel Couto e da Vila Natal alegando mau cheiro, o odor foi identificado como soja em decomposição presente no leito da ferrovia.

Profissionais da secretaria foram ao local para avaliar a situação na quinta (6), documentar o problema e conversar com moradores. Ao reconhecer o material orgânico, a Semam imediatamente acionou a empresa Rumo Logística, responsável pela manutenção da ferrovia, que enviou equipes para realizar limpeza no trecho afetado nesta semana. “O material foi retirado pela Rumo ontem mesmo e foi aplicado cal virgem para amenizar o odor”, relata o secretário Halan Clemente.

Furtos na ferrovia – O secretário explica que tem notícias de que os resíduos em decomposição se devem, provavelmente, às tentativas de furto de carga na linha férrea. “Durante esses furtos, parte da carga de soja cai nos trilhos e acaba se decompondo, causando o mau cheiro”, explica Halan Clemente. A ação rápida, no entanto, foi essencial para mitigar o problema e melhorar a qualidade do ar na região.

Entretanto, para evitar o problema é preciso denunciar qualquer atividade suspeita ao longo da linha férrea. “Pedimos que, ao constatarem pessoas não autorizadas na área da ferrovia, denunciem imediatamente. Isso nos ajuda a combater o vandalismo e os roubos de cargas, garantindo a segurança e a integridade dos serviços ferroviários no município”, conclui.

Por: Secom Cubatão
Fotos: Divulgação/PMC