Seduc realiza palestras para professores e coordenadores com foco na prática de leitura para alunos

A Prefeitura de Cubatão, via Secretaria Municipal de Educação (Seduc), promoveu formação pedagógica com foco na intensificação de leitura dos alunos. Direcionadas aos professores de ensino fundamental anos iniciais, coordenadores e professores de atendimento educacional especializado, as atividades ocorreram na Associação Comercial  e Industrial de Cubatão (Acic) e na UME Bernardo José de Lorena. Oportunidades em que contaram com importantes palestras, cujos temas apresentados foram: ‘Práticas de Leitura: quais são os desafios’? e “PEI: Plano de Ensino Individualizado”, que foram ministradas, respectivamente, pelas professoras Rosângela Moreira Veliago e por Cintia de Oliveira Peixoto. A primeira é graduada em Pedagogia pela PUC, é assessora de alfabetização em diversos Estados, consultora do Ministério da Educação (MEC) e palestrante e formadora de Alfabetização. Já a segunda é psicopedagoga pela UNASP/SP e analista do Comportamento pela UFSCAR. Conforme a Seduc, cerca de 300 pessoas participaram dos eventos.

Contextualização – A Secretaria Municipal de Educação (Seduc), preocupada com a leitura dos alunos de Cubatão, aderiu aos programas do Governo Federal  e Estadual, o ‘Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI)’ e o ‘Alfabetiza Juntos – SP’, que são voltados à educação infantil e ao ensino fundamental anos iniciais. Como contrapartida do município, a Seduc promoverá, durante o ano letivo,  formações denominadas ‘paradas pedagógicas’, que visam a proporcionar formação aos professores com o intuito de  fomentar a fluência leitora nas crianças, cujo objetivo específico é que todos os alunos sejam praticantes das culturas do escrito.

Dentro deste contexto, o Centro de Apoio ao Professor e Formação Continuada (CAPFC) realizou no mês de junho duas ações, sendo uma no dia 5 para os professores de Ensino Fundamental anos iniciais. E a outra no dia 7, para a Educação Especial. Antes disso, no mês de março, a parada foi para os professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nas três  atividades, o tema central foi a leitura. Cabe ressaltar que, no decorrer de todo do ano letivo, os demais segmentos da educação terão um dia de formação com a mesma temática e finalidade.

De acordo com a Coordenadora da CAPFC da Seduc,  Priscila de Padilha, ‘’essa medida serve para instrumentalizar o professor e apontar caminhos possíveis para a realização do seu trabalho, com técnica e esperança. Esse é o papel da formação. Entendendo isso, seguiremos com o planejamento e a execução de mais ações formativas que, seguramente, irão reverberar na vida dos alunos e, consequentemente, da sociedade como um todo”.

Por: Secom Cubatão
Fotos: Divulgação PMC