Prefeitura realiza vistoria técnica nas obras do Viaduto da Vila dos Pescadores nesta quinta (13)

O que em fevereiro deste ano era apenas moldura com 167 estacas, ferragens e início de concretagem, agora é pura realidade e está nas últimas etapas para ser entregue à população. Trata-se das obras do Viaduto da Vila dos Pescadores, uma das maiores intervenções viárias da história de Cubatão. E, para comprovar o cenário atual, o prefeito Ademário Oliveira conferiu de perto o andamento dos trabalhos nesta quinta (13). Com ele, uma comitiva realizou vistoria técnica nesse importante projeto de mobilidade urbana, de 375 metros de extensão, que vai ao encontro de outro grandioso projeto também em andamento naquela localidade, que é a urbanização da Vila dos Pescadores.

“O objetivo principal dessa vistoria foi solicitar um checklist imediato com as últimas correções necessárias junto ao novo viaduto, com clareza de detalhes, para que possamos entregar essa grandiosa obra de maneira completa. Tudo o que precisa ser corrigido será feito agora, antes da finalização do Viaduto. E exigimos celeridade para que esse documento chegue em nossas mãos com todos os apontamentos”, afirmou o prefeito.

Ademário ainda destacou que a obra vai contemplar 9 mil moradores, impactando positivamente na qualidade do acesso, tanto entrada quanto saída da Vila dos Pescadores. “A ideia é trazer solução para um problema histórico para os moradores, que precisam disputar com passagem de nível de trem e com os vários veículos que utilizam a Avenida Ferroviária”, comentou o prefeito.

O prefeito completou afirmando que “a visita técnica serve para vermos de perto como está a conclusão das obras. Nesse sentido, estou solicitando à Secretaria de Obras e aos responsáveis pelas obras, uma lista de necessidades, inclusive no aspecto viário, para que venhamos a atender plenamente ao que está no escopo do projeto. Com isso, entregarmos à população uma obra definitiva”.

Fizeram parte da comitiva técnicos e engenheiros da Secretaria de Obras (Semob), incluindo o titular e o adjunto da pasta, respectivamente, Marcos Quarterolli e Lindomar Nascimento, o superintendente da Companhia de Trânsito (CMT) Jeferson da Silva, o secretário de Segurança Pública e Cidadania Adenilson Amorim, além de engenheiros da MRS Logística S.A, concessionária ferroviária que executa a obra em parceira com a Prefeitura.

O Viaduto – A obra do viaduto e de preparação para a reurbanização do local tem um investimento de R$ 65 milhões, um efetivo de 70 profissionais. A intervenção faz parte do Plano de Investimentos da MRS para a renovação da concessão da empresa, aprovada em julho de 2022, pelo Ministério dos Transportes. A intervenção visa entregar à população um elevado que tem início na Avenida Tancredo Neves, dando acesso direto à Vila dos Pescadores, garantindo mobilidade urbana para a comunidade entrar e sair do local com segurança, num total de 840 metros (incluindo os 375 do viaduto). Atualmente, a única entrada do bairro está situada no encontro entre a Marginal esquerda da Via Anchieta e a Av. Ferroviária, cortada pela linha férrea. Quando há movimentação de trens, o bairro fica isolado por terra. O viaduto, de mão dupla, permitirá que veículos – incluindo os de emergência e segurança – tenham movimentação garantida, ainda quando da passagem de locomotivas, o que hoje não é possível.

Para as regiões onde não há cravação das estacas, ou seja, rodovia em contato direto com o terreno, foi retirado o solo mole, caracterizado pela superfície argilosa e de baixa resistência. Para dar sustentação, uma manta de “geogrelha” foi aplicada no fundo da escavação do terreno. Depois, foram colocadas duas camadas de pedra do tipo “rachão”, que ajudam a estabilizar o solo, com travamento de bica corrida e, acima, duas camadas resistentes de “geocélula”, preenchidas com brita graduada simples (BGS) – pedras misturadas que resultam no enquadramento de uma faixa estável e duradoura. Na sequência, uma camada de revestimento do tipo “macadame”, impermeabilizante, finalizando com camada de concreto. Todas estas etapas são realizadas utilizando especificação técnica do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER/SP).

Além das soluções de mobilidade urbana citadas, vale ressaltar que o viaduto integra o projeto de urbanização da Vila dos Pescadores. Paralelamente à execução das obras do viaduto, serão construídas mais de 1.000 unidades habitacionais, que inclui 80 casas flutuantes à beira do rio, além de área de lazer, píer, unidades de saúde e de assistência social e escola. As melhorias já visíveis no trecho do viaduto vão remodelar toda aquela área, incluindo paisagismo adequado ao meio urbano e escultura  que valoriza o guará-vermelho. Além disso, consta  no projeto o plantio de mudas de espécies nativas como forma de compensação ambiental. Entre as quais, terão mudas de Ipês amarelos, Ipês roxos e Jerivás.

Texto e fotos: Secom Cubatão