Semana Afonso Schmidt completa 50 anos e tem lançamento de nova edição de ‘Menino Felipe’

Jubileu de ouro traz edição especial da obra quase 70 anos depois e dinâmicas escolares

Desde 1974, os munícipes se reúnem anualmente para celebrar a contribuição imensurável de um dos filhos mais ilustres da cidade, o jornalista e escritor Afonso Schmidt (1890-1964). Este ano, a 50ª Semana Afonso Schmidt, que ocorre de 24 a 28 de junho, promete homenagear de forma grandiosa e poética o escritor que deixou uma marca indelével na literatura brasileira e na história de Cubatão.

Uma das principais ações da quinquagésima edição é a instalação de um livro gigante e uma estátua de Afonso Schmidt na tenda do Festão Cubatão, localizada no Kartódromo Municipal (Rua Embaixador Pedro de Toledo, s/nº – Vila Paulista). De acordo com o secretário municipal de Cultura Omar Bermedo, os monumentos visam celebrar a figura do escritor e servir como pontos instagramáveis, convidando à interação e à curiosidade do público. Além disso, um QR code estrategicamente posicionado leva os visitantes a uma página recheada de conteúdo sobre o autor.

Lançamento da nova edição do livro ‘Menino Felipe’ – Nesta quinta-feira, 27 de junho, a partir das 17 horas, ainda no espaço do Festão, será realizada a distribuição gratuita de uma nova edição do livro ‘Menino Felipe’, lançado originalmente em 1957 – obra que ganha ainda mais relevância por ser reproduzida, pela primeira vez, por uma equipe de cubatenses. A edição especial conta com ilustrações da artista Nice Lopes, que também é servidora pública, revisão ortográfica do historiador Francisco Torres e coordenação geral do historiador Welington Borges.

Nice Lopes dedicou dois meses à criação de 7 ilustrações que, junto à capa, encapsulam a vida e o espírito de Afonso Schmidt em vetores digitais, desenhos à mão e colagens. A capa do livro, criada por Nice, está reproduzida em tamanho gigante no ‘espaço Schmidt’, dentro da tenda do Festão. A nova edição de ‘Menino Felipe’ também é rica em detalhes, trazendo novidade: um glossário especial com mais de 200 significados de termos e expressões para facilitar a compreensão do vocabulário singular, local e de época utilizados pelo escritor cubatense.

De acordo com o coordenador de reedição, a distribuição não para por aí. “O livro, que tem aproximadamente 200 páginas, também será compartilhado nas bibliotecas escolares e centros culturais, onde o Instituto Afonso Schmidt promoverá palestras para discutir a obra e perpetuar o legado do autor”, explica.

Afonso, presente! – Os alunos da rede municipal estão tendo a oportunidade de reconhecer a importância de Afonso Schmidt. Durante essa semana, um vídeo sobre a vida pessoal e profissional do escritor tem sido apresentado nas unidades escolares, com programação adaptada para cada unidade municipal de ensino. A ação é fruto da parceria entre a Secretaria de Cultura (Secult) e a Secretaria de Educação (Seduc). Os estudantes do 1º ao 5º anos do ensino fundamental brincam com um jogo da memória temático, envolvendo aspectos materiais de Afonso, como a característica máquina de escrever utilizada pelo escritor. Já os alunos do 6º ao 9º ano participam de um concurso de redação, com a chance de ganhar os livros ‘Bom Tempo’ e ‘A Marcha’, do eterno cubatense, como premiação.

O escritor – Jornalista, romancista e poeta, Afonso Schmidt nasceu em 29 de junho de 1890 em Cubatão e faleceu em 3 de abril de 1964. Desde a juventude, realizou trabalhos no intercâmbio entre Europa e Brasil. Dirigiu o carioca ‘Jornal do Povo’ e, na capital paulista, atuou nos jornais ‘Folha da Noite’, ‘Folha da Manhã’ e ‘O Estado de São Paulo’, entre outras publicações. Premiado pela União Brasileira de Escritores, membro da Academia Paulista de Letras e sócio fundador do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, Schmidt deixou uma trajetória notória com obras como ‘Zanzalá’, ‘A Locomotiva: a Outra Face da Revolução de 1932’, ‘A Marcha: Romance da Abolição’, ‘Colônia Cecília’, ‘O Romance de Paulo Eiró’ e ‘São Paulo de Meus Amores’.

Por: Secom Cubatão/RP
Arte: Nice Lopes