Grupo de Mulheres do Jardim Casqueiro promove encontros e emoções

Atividade conta com apoio multidisciplinar da unidade de Saúde e do CRAS

O curta-metragem de animação “Vida Maria” foi a atração dessa quarta-feira (19) na reunião mensal do Grupo de Mulheres do Jardim Casqueiro. O filme conta a história de três gerações de mulheres de uma mesma família no sertão nordestino. Lançada em 2006, a obra foi produzida, escrita e dirigida pelo animador gráfico Márcio Ramos.

A partir das histórias narradas no filme, as participantes conversaram sobre suas experiências, trajetórias, sonhos e expectativas diante dos percalços da vida, suas angústias e os novos sentidos para continuar.

A psicóloga que coordena o grupo, Elisa Santos Alexandre, conta que as situações e as emoções despertadas pelo filme possibilitaram às participantes se perceberem com qualidades que até então não visualizavam em si. “Com corações e adjetivos trazidos pela fisioterapeuta, expressaram suas qualidades através das peças que a vida lhes pregou”, relata.

Elisa Santos destaca a atuação de forma multidisciplinar. Além da fisioterapeuta da Unidade Básica de Saúde do Jardim Casqueiro que preparou uma sessão de auriculoterapia após o filme, outros profissionais da equipe participam e contribuem com o trabalho terapêutico realizado no grupo a cada reunião, em que conversam sobre sobre questões de autoestima, dependência emocional, amadurecimento, machismo, dinâmica familiar e outros assuntos.

Desde março, cerca de 20 mulheres reúnem-se em cada terceira quarta-feira do mês para conversar e refletir a respeito dos seus incômodos e desejos. As participantes passam e se conhecer e a se reconhecer e também a frequentar outros grupos e serviços que a unidade de Saúde oferece. Os encontros são realizados no Centro de Referência de Assistência Social-CRAS Rubens Lara, o que mostra também a parceria entre as secretarias de Saúde e Assistência Social. O próximo encontro já está marcado: 17 de julho.

SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

As 18 unidades de Saúde espalhadas pela cidade são a porta de entrada para todas as pessoas que precisam de qualquer atendimento em Saúde Mental. As reuniões do Grupo de Mulheres do Jardim Casqueiro são um exemplo de que não é preciso ter alguma doença mental para ter acesso a atendimento psicológico e à promoção da Saúde Mental.

As unidades de Saúde de Cubatão estão de portas abertas para receber a população. Qualquer pessoa pode se dirigir a uma unidade de Saúde e solicitar o atendimento psicológico. Chegando à unidade, o cidadão e a cidadã passam pelo acolhimento inicial (agendado ou na hora, de acordo com a disponibilidade do profissional) e, em seguida, tem marcado o atendimento individual ou em grupo ou, caso haja necessidade, o encaminhamento para outros equipamentos da Saúde Mental como o Caps, Caps infanto-juvenil ou ambulatório.

Por: Secom Cubatão
Foto: Divulgação PMC