Alunos de musicalização da UME Maria Rosa , na Vila Natal, encantam em apresentação nesta quarta (26)

Aconteceu na manhã desta quarta (26), apresentação dos alunos de musicalização infantil da UME Maria Rosa da Cruz Maltez da Guarda, unidade de ensino localizada no bairro Vila Natal. A atividade faz parte do projeto ‘Musicalização na primeira infância’ que apresenta a música para alunos da rede municipal, promovendo o desenvolvimento rítmico e melódico, estimulando a escuta ativa, a prática em conjunto e o canto.

Os pequenos alunos mostraram desenvoltura para o lado musical, soltaram a voz e tocaram em mini xilofones e tambores em uma apresentação, encantando a todos os presentes. A atividade foi uma oportunidade dos pequenos mostrarem tudo o que foi aprendido no dia a dia no decorrer desse primeiro semestre, e contou com participação de Lidiane Goulart, secretária de Educação, e Azeída Monteiro, primeira-dama do município.

“Memórias afetivas certamente serão criadas, pois, além de desenvolverem habilidades de musicalização, as crianças aprendem a conviver, a colaborar e a se divertir de maneira interativa. Esse projeto deve continuar se expandindo, pois desempenha um papel crucial na formação integral das nossas crianças, cultivando talentos musicais, além de valores sociais e emocionais essenciais”, comemora a primeira-dama.

Desde a criação do projeto, em 2010, a atividade tem auxiliado alunos das unidades de educação infantil I, atingindo múltiplas áreas do desenvolvimento infantil, como psicomotricidade, afetividade, desenvolvimento respiratório, curiosidade e criatividade. Os encontros são semanais e tem a duração de 30 minutos. Nas aulas, as crianças são introduzidas ao mundo da música em pequenos grupos de 12 a 14 participantes, sempre na creche.

Já as aulas de musicalização são cuidadosamente estruturadas por objetivos e utilizam materiais apropriados para bebês, sejam eles sonoros ou não. Esses materiais são confeccionados pelas próprias professoras do projeto ou adquiridos pela escola, profissionais da rede municipal de ensino com formação técnica em música e/ou pedagogia.

Política pública também diverte – De acordo com a idealizadora do ‘Musicalização’ Sônia Onuki, a dedicação e a competência das profissionais envolvidas também têm sido fundamentais para o sucesso do projeto. “A estrutura de atendimento e a qualidade das aulas têm proporcionado às crianças uma experiência enriquecedora que vai muito além da musicalização. Todo o processo é documentado conforme as normativas vigentes, com a intenção de transformar a iniciativa em uma política pública para a cidade”, explica.

A sede do projeto, por sua vez, está localizada na Rua Pedro de Toledo, 114, no bairro do Santa Rosa. O local é ponto de encontro para reuniões, ensaios, estudos e cursos para algumas escolas conveniadas da cidade. Além disso, o espaço está aberto à visitação de professores interessados em aprender mais sobre musicalização, oferecendo um ambiente acolhedor e repleto de informações. Para quem deseja acompanhar de perto o trabalho realizado, o projeto mantém uma presença ativa nas redes sociais, via @pmusica114, em que são compartilhadas fotos e descrições das atividades realizadas.

Texto e fotos: Secom Cubatão