O Serviço de Especialidade Pediátrica (SEP) de Cubatão realizou nesta sexta-feira (29), evento para apresentar os avanços do projeto “Aprimorando a Fala”. Criado em 2012, o programa tem como objetivo desenvolver métodos lúdicos para terapia fonoaudiológica, promovendo o foco e o aprendizado de crianças com dificuldades de fala e linguagem.
A iniciativa, que já beneficiou mais de 4 mil crianças e adolescentes de 1 a 17 anos em 2024, atende pacientes com transtornos de desenvolvimento de linguagem, transtornos motores de fala, apraxia, alterações oromiofuncionais, disfonia, disfluência, transtornos de escrita e atrasos de linguagem. O atendimento é feito por uma equipe de seis fonoaudiólogas mediante encaminhamento médico ou escolar, e as consultas acontecem no Serviço de Especialidades Pediátricas que fica localizado ao lado do Pronto Socorro Infantil, na Vila Nova.
O trabalho das fonoaudiólogas ganhou novos recursos tecnológicos, com o apoio do Rotary Club Jardim Casqueiro, que doou softwares e computadores ao projeto. Segundo a fonoaudióloga Nicoly Evangelista, os softwares são fundamentais para o progresso das crianças: “Os recursos terapêuticos utilizados são de grande importância para o desenvolvimento de fala e de linguagem dessas crianças. São materiais que nós utilizamos para fazer com que a criança aprenda a falar, o ‘sonzinho’ de fala que ela tem alterado, assim como adquirir vocabulário, para que ela consiga fazer as conexões necessárias e desenvolver as funções intelectuais necessárias para o desenvolvimento de linguagem. Com os equipamentos, nós conseguimos um sucesso terapêutico mais rápido, pois utilizamos um software de jogos que sempre tem uma atividade a ser feita e com isso a criança sempre está sendo estimulada para continuar fazendo a sessão”, explicou Nicoly.
Durante o evento, o governador do distrito 4420 do Rotary Club Marcelo Marsaioli esteve presente e destacou a relevância da parceria público-privada para promover inclusão social: “Quando visitamos os projetos que o Rotary apoia, o objetivo principal é avaliar se os recursos estão sendo bem aplicados e se a parceria com o poder público está de fato fazendo a diferença. Hoje em Cubatão, testemunhei algo importante. Este Centro de Serviços Pediátricos e Fonoaudiológicos promove a inclusão de crianças que, devido à dificuldades de fala ou linguagem, enfrentam barreiras na comunicação. Isso vai muito além de um simples atendimento clínico: é um projeto que transforma vidas e traz esperança para famílias. É gratificante ver a Prefeitura trabalhando em conjunto com o Rotary, integrando saúde e educação, e oferecendo um suporte que não apenas trata, mas empodera essas crianças. Essa é a essência do Rotary: promover mudanças reais e positivas na sociedade”, afirmou Marsaioli.
A atual secretária de Habitação e vice-prefeita eleita Andrea Castro também ressaltou a importância do projeto: “Uma criança com atraso no desenvolvimento pode enfrentar isolamento e bullying. O trabalho aqui realizado vai além da fala; é um cuidado com a saúde mental e a inclusão social. Quero parabenizar todos os envolvidos, especialmente o Rotary, pela ampliação desse projeto”, declarou Andrea.
O evento marcou mais uma doação do Rotary, que anunciou dois novos softwares para avaliação final das crianças atendidas. “Estamos sempre buscando parcerias para atender a nossa missão de ajudar o próximo”, concluiu Marcelo Marsaioli. O projeto “Aprimorando a Fala” é de extrema importância, ele vem trazendo mais inclusão e qualidade de vida para as crianças de Cubatão.
Por: Secom Cubatão
Fotos: Lourival França/Secom