Chegou o momento da volta às aulas para os quase 15 mil alunos da rede municipal de ensino de Cubatão. Nesta quinta (6), profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) receberam os cerca de 15 mil alunos das Creches, Ensinos Infantil e Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (Eja) e da Escola Técnica de Música e Dança (ETMD). Ao todo, 54 unidades escolares já iniciaram a acolhida das crianças, adolescentes e adultos.
A Seduc informa que as escolas funcionarão em horário de adaptação dos alunos. No Ensino Fundamental 1 e 2, as aulas têm início no período da manhã às 8h nessa quinta (6) e sexta (7); no período da tarde às 13h; e para os alunos de período integral, às 8h30. Os estudantes realizam atividades de adaptação apenas. A partir da próxima segunda, dia 10, as aulas seguem em horário de rotina.
Creches e Pré-escola seguem os horários de entrada às 8h para alunos do matutino; 13h do vespertino. Os horários prosseguem nessa quinta e sexta, e de 10 a 13 de fevereiro. Já as crianças contempladas pelo período integral devem cumprir os seguintes horários de entrada: quinta (6) das 8h30 às 10h30; sexta (7) das 12h30 às 14h30; dias 10 e 11/2 das 8h30 às 12h; e dias 12 e 13/2 das 12h30 às 16h. A partir de 14/2, creches e pré-escolas seguem com horário normal de aulas.
A Seduc orienta que os períodos de adaptação são necessários para realizar o acolhimento das crianças. Acontecem atividades lúdicas para receber os estudantes, boas-vindas aos novos alunos e adaptação à série. As escolas também farão reuniões com os pais e responsáveis pelos alunos, para explicar sobre o funcionamento e rotina escolar.
As 54 unidades escolares receberam serviços de manutenção durante as férias, como pequenos reparos e melhorias pontuais. Pelo menos 36 escolas receberam obras de acessibilidade como instalação de corrimão e rampa, placas em braile, adaptação dos sanitários, entre outros.
Antes disso, porém, os professores e demais profissionais da Seduc passaram por um processo de acolhida durante três dias (de 3 a 5/2), por meio de palestras e oficinas com temas socioemocional e educação antirracista, com participação de todos os professores, pajens, gestores, secretários, inspetores e estagiários. As palestras foram com profissionais da ONG Gaia Mais, Museu MAM e Pinacoteca e contaram com apoio da Unipar.
Texto e fotos: Secom Cubatão