Agenda Ambiental Administrativa Pública (A3P) discute ações de sustentabilidade

O grupo de trabalho da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) realizou reunião mensal para discutir ações de sustentabilidade que podem ser – ou que já  foram – implantadas  pelas Secretarias Municipais. O encontro aconteceu no  Gabinete do Prefeito no início deste mês (7), sob coordenação de Sandra Regina Fonseca de Godoi e Vanessa Brekeman, ambas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).

Idealizado pelo Ministério do Meio Ambiente, o programa da Agenda A3P tem objetivo de propor um modelo de gestão socioambiental para a administração p ública que, por sua vez, deve traçar estratégias para proteger o uso racional de recursos naturais e bem públicos, permeando práticas sustentáveis. Em Cubatão, foi instituído pelo decreto municipal n°10.826/2018 e alterado pelo decreto municipal n°11.802/2023.

Ações sustentáveis – De acordo com a Semam, a diminuição da utilização de papel branco A4 na administração municipal é um dos objetivos dessa comissão, o que já tem sido alcançado. Algumas secretarias já possuem ações internas para redução do uso de papel. Na Seplan, projetos e plantas são disponibilizados de forma on-line.

Já na Seduc, as matrículas das creches e escolas aconteceram por meio de formulário eletrônico, com  auxílio de funcionários para pais e responsáveis com dificuldades. O objetivo da administração é  tornar os processos administrativos digitais, e está trabalhando para que isso seja possível.

Quanto ao consumo médio de copos descartáveis, 17.300 são usados por mês, sendo 10.800 (200ml) e 6.500 (50ml). De acordo com Sandra Regina, há planejamento  de ação de distribuição de copos reutilizáveis  aos servidores. Para que os funcionários públicos dêem ideias de projetos e ações dentro da Prefeitura será criada  uma ‘Caixa de Sugestão’ virtual e, em breve, divulgado o instrumento digital para acesso. O planejamento prevê que as informações coletadas mensalmente sejam lançadas em planilhas de controle de cada secretaria com prazo de entrega no dia 25 do mês seguinte. Depois, as informações serão centralizadas no sistema on-line de monitoramento, ResSoA.

Participaram da reunião servidores das secretarias de Manutenção e Serviços Públicos (Sesep), Obras Públicas (Semob), Turismo (Setur), Planejamento (Seplan), Educação (Seduc), Emprego e Desenvolvimento Sustentável (Semed), Habitação (Sehab), Segurança Pública e Cidadania (Smspc) e Assistência Social (Semas).

Por Redação Secom Cubatão/revisão de Morgana Monteiro
Fotos: Divulgação PMC