...

Alunos da rede municipal de ensino de Cubatão visitam a Pinacoteca e se encantam com a Exposição de Araquém Alcântara

  • 5 min de leitura

Cerca de 500 estudantes da Escola Municipal Ulysses Guimarães, na Vila Natal, já tiveram a oportunidade de ver de perto a exposição “Araquém Alcântara, 50 anos de fotografia”. A mostra celebra cinco décadas da influente carreira do fotógrafo renomado por seu trabalho pioneiro na documentação dos ecossistemas brasileiros e por suas narrativas visuais que exploram a complexa interação entre humanos e natureza. As visitas monitoradas começaram nesta terça, com a presença de alunos de três turmas da escola, nos períodos da manhã e da tarde.

O cronograma de visitação dos estudantes dessa escola segue em junho hoje (18) e amanhã (19), com turmas de cerca de 40 alunos cada, agendadas nos seguintes horários: 9h15, 11h30 e 14 horas. Durante os encontros, os alunos também têm a oportunidade de conhecer um pouco sobre a Pinacoteca, instalada em um casarão tombado pelo patrimônio cultural de Santos e a obra e exposição permanente de Benedicto Calixto, pintor que dá nome ao espaço. Além da visita guiada, os alunos participam de oficinas culturais e contação de histórias.

A iniciativa faz parte da 2ª Edição do Projeto Arte na Pinacoteca, uma realização do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Brasil Terminal Portuário (BTP), MSC, MEDLOG, Ecovias, Rumo e G. PIEROTTI, com apoio institucional TV Tribuna, e promovido pela Fundação Benedicto Calixto.

“Esse projeto foi criado com o intuito social e educacional, no sentido de dar oportunidade para todos, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. E trazer crianças e adolescentes para conhecer a pinacoteca tem como objetivo promover e disponibilizar a esses estudantes manifestações culturais diversas e democratizar e estimular o consumo da arte na região”, enfatiza a diretora-executiva do Projeto Arte na Pinacoteca, Leila Gazzaneo.

Segundo Leila, essa é a primeira vez que o projeto traz alunos de outras cidades para conhecer o famoso casarão branco da orla santista. A expectativa, este ano, é levar 3 mil alunos de Cubatão ao espaço até o final do ano. “Trazer nossos alunos para conhecer a pinacoteca e mostras como essa é uma atividade que vai ficar, sem dúvida, na memória afetiva das nossas crianças e pode deflagrar o gosto pela arte e formar futuros artistas. Porque a arte transforma vidas e o que eles vivenciaram com a experiência de hoje pode ser a chave para essa transformação”, destaca o secretário-adjunto de Educação de Cubatão, Mario Torres Filho.

Um exemplo disso é o estudante Marcos Alexandre, de 14 anos, um apaixonado por fotografia que ficou encantado com a exposição do Araquém Alcântara. “Eu acho fascinante quando as pessoas tiram fotos de coisas que normalmente são despercebidas por outras. Acho muito bonito isso”, destaca o jovem que descobriu o interesse pela arte de fotografar aos 9 anos, quando começou a fazer clicks de animais e da natureza com o seu celular. “É como se na minha visão, as cores, os animais, tudo fosse de uma forma mais bonita”.

A Exposição “Araquém Alcântara, 50 anos de fotografia” pode ser visitada até 21 de julho, de graça, na Pinacoteca Benedicto Calixto. A mostra é inclusiva, com rampa de acesso e elevador para cadeirantes, e recursos de acessibilidade como audiodescrição, textos em braille e tradução em libras.

Serviço:
Exposição: Araquém Alcântara – 50 Anos de Fotografia
Pinacoteca Benedicto Calixto, Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão – Santos
Período: até 21 de julho de 2024
Visitação gratuita: de terça a domingo, das 9h às 18h
Informações: (13) 3288-2260
Site: http://www.pinacotecadesantos.org.br
Instagram: http://instagram.com/pinacotecasantos

Sobre a Pinacoteca Benedicto Calixto – A Pinacoteca Benedicto Calixto é reconhecida como um dos espaços culturais mais significativos da Baixada Santista, com um compromisso contínuo de promover arte e cultura. Em um edifício cheio de história, proporciona experiências artísticas diversificadas e ricas, celebrando a arte em todas as suas formas.

Sobre o Arte na Pinacoteca – O projeto Arte na Pinacoteca tem se destacado como um vetor importante para a democratização do acesso à cultura em Santos. Cada exposição trazida sob esta iniciativa contribui significativamente para o aumento de visitações, gerando impacto econômico positivo através da criação de empregos diretos e indiretos e estimulando o turismo local. Além das exposições, o Arte na Pinacoteca engaja o público com uma variedade de atividades educativas, incluindo palestras e oficinas específicas para cada mostra, e promove visitas especiais para alunos de escolas municipais, fortalecendo o papel educativo e inclusivo da arte.

Sobre Araquém Alcântara – Fotógrafo, jornalista e professor, iniciou seus estudos em Jornalismo na Universidade de Santos em 1970. Sua carreira como repórter incluiu passagens por O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde, onde também descobriu sua paixão pela fotografia. Ficou conhecido por seu trabalho ambientalista, especialmente após documentar o Parque da Juréia em 1979, o que o levou a explorar e fotografar a Mata Atlântica. Atuou em grandes jornais brasileiros até se tornar freelancer em 1985, colaborando com publicações nacionais e internacionais. É autor de 17 livros sobre ecossistemas brasileiros e dedica-se a ensinar fotografia em workshops por todo o Brasil, inspirando novas gerações a preservar a natureza.

Por: Secom Cubatão
Fotos: Kelly Petraglia (cedidas)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito Ademário Oliveira
Vice-Prefeito Ivan Hildebrando

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais