Alunos da UME Almerinda Monteiro de Carvalho recebem visita de indígenas da Aldeia Paranapuã, de São Vicente

Alunos da UME Almerinda Monteiro de Carvalho, localizada no Jardim Casqueiro, receberam nesta sexta (21) a visita de uma tribo indígena da Aldeia Paranapuã, de São Vicente , para uma roda de conversa e apresentação. Contou com a presença de 200 estudantes. Na ocasião, integrantes da aldeia entoaram duas canções: uma oração de proteção e uma canção de lamento por conta do desmatamento.

Após a apresentação, os pequenos curiosos, com idades entre 4 e 5 anos, participaram de uma roda de conversa em que fizeram perguntas aos indígenas e apreciaram produções artesanais da aldeia como bolsas e brincos feitos com sementes e madeira. No fim do encontro, foram  entregues ao pessoal da tribo alimentos arrecadados pela própria escola em um gesto de agradecimento pela visita.

A atividade faz parte do projeto ‘Mascote Indígena’ que tem como o foco conhecer a cultura indígena e perceber as diferenças em relação às vivências cotidianas, além de desenvolver junto às crianças a preocupação e cuidado com os povos originários. A turma ganhou um mascote, um indiozinho de pano, que agora faz parte do convívio escolar e vai passar o final de semana na casa de um dos alunos da classe, retornando na segunda-feira para o convívio de todos.

Por: Secom Cubatão
Fotos: Isadora Vasconcelos/estagiária de Jornalismo