Alunos de Cubatão participam de visitas monitoradas à exposição do renomado fotógrafo Araquém Alcântara, na Pinacoteca de Santos

A primeira delas está marcada para esta terça (11) com estudantes da UME Ulysses Guimarães. No mesmo dia, às 18h, haverá reinauguração da Fonte dos Desejos

Cerca de 500 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Cubatão terão a oportunidade de conhecer a exposição “Araquém Alcântara, 50 anos de fotografia”, que celebra cinco décadas da influente carreira do fotógrafo renomado por seu trabalho pioneiro na documentação dos ecossistemas brasileiros e por suas narrativas visuais que exploram a complexa interação entre humanos e natureza. As visitas monitoradas começam nesta terça, às 9h15, com a presença de alunos da UME Ulysses Guimarães, da Vila Esperança.

No mesmo dia, às 18 horas, ocorrerá a reinauguração da Fonte dos Desejos, instalada no Jardim da Pinacoteca, que acabou de ser restaurada, ganhou uma iluminação noturna e deve se transformar num novo ponto de visitação do casarão branco. O evento contará com a presença de diretores da fundação, autoridades e convidados.

O cronograma de visitação dos alunos da escola municipal de Cubatão segue durante o mês de junho, nos dias 11, 12, 13, 14 ,18 e 19 de junho, com turmas de cerca de 40 alunos cada, agendadas nos seguintes horários: 9h15, 11h30 e 14 horas. A iniciativa faz parte da 2ª Edição do Projeto Arte na Pinacoteca, uma realização do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Brasil Terminal Portuário (BTP), MSC, MEDLOG, Ecovias, Rumo e G. PIEROTTI, com apoio institucional TV Tribuna, e promovido pela Fundação Benedicto Calixto.

A visita monitorada das escolas tem como objetivo promover e disponibilizar a crianças e adolescentes manifestações culturais diversas e democratizar e estimular o consumo da arte na região. Essa sinergia entre o setor público, privado e a comunidade evidencia um compromisso com a educação e o desenvolvimento social, promovendo um vasto leque de manifestações culturais para um público diversificado.

Durante os encontros, os alunos também terão a oportunidade de conhecer um pouco sobre a Pinacoteca, instalada em um casarão tombado pelo patrimônio cultural de Santos e a obra e exposição permanente de Benedicto Calixto, pintor que dá nome ao espaço. Além da visita guiada, os alunos participam de oficinas culturais e contação de histórias.

“É de suma importância proporcionar atividades culturais e estudos do meio para os alunos de todas as idades. As experiências artísticas ampliam o repertório e o conhecimento de mundo de crianças, adolescentes e adultos. Sendo assim, o Centro de Apoio e Formação Continuada (CapFC), que é o braço formativo na Secretaria de Educação de Cubatão, seguirá promovendo ações que garantam experiências tão significativas e relevantes para todos”, afirmou Priscila de Padilla, coordenadora do CapFC.

A Exposição “Araquém Alcântara, 50 anos de fotografia” pode ser visitada até 21 de julho, de graça, na Pinacoteca Benedicto Calixto. A mostra é inclusiva, com rampa de acesso e elevador para cadeirantes, e recursos de acessibilidade como audiodescrição, textos em braile e tradução em libras. A Pinacoteca de Santos fica Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão. A exposição segue até 21 de julho de 2024, sempre de terça a domingo, das 9h às 18h. Informações: (13) 3288-2260 ou http://www.pinacotecadesantos.org.br .

Sobre a Pinacoteca Benedicto Calixto – Reconhecida como um dos espaços culturais mais significativos da Baixada Santista tem compromisso contínuo de promover arte e cultura. Em um edifício cheio de história, proporciona experiências artísticas diversificadas e ricas, celebrando a arte em todas as suas formas.

Sobre o Arte na Pinacoteca – O projeto Arte na Pinacoteca tem se destacado como um vetor importante para a democratização do acesso à cultura em Santos. Cada exposição trazida sob esta iniciativa contribui significativamente para o aumento de visitações, gerando impacto econômico positivo através da criação de empregos diretos e indiretos e estimulando o turismo local. Além das exposições, o Arte na Pinacoteca engaja o público com uma variedade de atividades educativas, incluindo palestras e oficinas específicas para cada mostra, e promove visitas especiais para alunos de escolas municipais, fortalecendo o papel educativo e inclusivo da arte.

Sobre Araquém Alcântara – Fotógrafo, jornalista e professor, iniciou seus estudos em Jornalismo na Universidade de Santos em 1970. Sua carreira como repórter incluiu passagens por O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde, onde também descobriu sua paixão pela fotografia. Ficou conhecido por seu trabalho ambientalista, especialmente após documentar o Parque da Juréia em 1979, o que o levou a explorar e fotografar a Mata Atlântica. Atuou em grandes jornais brasileiros até se tornar freelancer em 1985, colaborando com publicações nacionais e internacionais. É autor de 17 livros sobre ecossistemas brasileiros e dedica-se a ensinar fotografia em workshops por todo o Brasil, inspirando novas gerações a preservar a natureza.

Por: Secom Cubatão com informações de Elo Comunicação
Foto: Divulgação Pinacoteca Benedicto Calixto