Alunos que participaram de concurso de redação da EJA são recebidos no Gabinete do Prefeito

As alunas e os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que participaram e venceram o concurso de redação ‘Amor não causa dor’ estiveram no Gabinete do Prefeito de Cubatão nesta terça (12). Em tom emocionado, os estudantes foram recebidos por César Nascimento, secretário de Governo, que representou o prefeito Ademário Oliveira na ocasião. Os estudantes da EJA das escolas municipais Padre José de Anchieta (bairro Costa e Silva), Bernardo José Maria de Lorena (Vila Nova), Padre Manoel da Nóbrega (Casqueiro) e Dom Pedro (Vila Esperança) receberam o abraço e os cumprimentos do secretário por esta que foi um empreitada de sucesso com o objetivo discutir o combate à violência contra a mulher.

“Fiquei emocionado ao saber dessa atividade, desse concurso que envolveu tanta gente e sobre um tema tão necessário. É muito importante falarmos sobre o combate à violência contra mulheres e meninas e, sobretudo, agir. Informação é poder e acredito que essas pessoas saíram ainda mais fortes desse processo, podendo contribuir com outras ao seu redor”, afirmou César Nascimento.

Alguns alunos falaram sobre a oportunidade de participar do concurso que envolveu 60 estudantes de toda a cidade. Simoni Josefa dos Santos, da 8ª série da UME Anchieta, fez questão de ler a redação que escreveu. “Eu vivi de perto a experiência da violência doméstica e, por isso, faço questão de me expressar e falar sobre a importância da denúncia”, explicou Simoni, do alto dos seus 53 anos de idade e coragem de quem aprendeu a lutar e vencer.

O Concurso – Em um mês, o pessoal participou de rodas de conversa com a participação de representantes da Secretaria de Educação (Seduc), Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres (ligada à Assistência Social), enfermeira da Secretaria de Saúde (SMS) e representantes do Conselho Municipal da Condição Feminina (CMCF), Secretarias essas organizadoras e realizadoras do concurso.

Depois, foram convidados a participar com produções artística e de texto (redação) nos  anos iniciais e finais da EJA. Após julgamento de todos os trabalhos, foram premiados em 1º, 2º e 3º lugares de cada escola, somando 21 pessoas. Os vencedores (1º) receberam uma bicicleta cada um, e os demais, presentes e medalhas.

“Desde que trouxeram a ideia, apoiamos. A Seduc de Cubatão tem esse olhar humanizado, transversal e sempre antenado com aquilo que é importante para a sociedade”, explicou o secretário-adjunto de Educação Guilherme Amaral.

“Foi maravilhoso participar dessa atividade. Fiquei muito emocionada lendo os relatos, vendo os trabalho e sabendo que estamos contribuindo para o crescimento de cada aluno. Os professores também tiveram papel fundamental nessa formação”, disse Solange Dias Arantes de Almeida, coordenadora do Programa Saúde na Escola, da Seduc.

“O objetivo principal foi discutir a questão da violência contra a mulher e necessidade desse enfrentamento em alusão ao 25 de novembro, quando comemoramos o ‘dia internacional para eliminação da violência contra mulheres e meninas’, instituído pela ONU. Nossa luta é diária e em todos os níveis”, afirmou Elaine Aparecida Ramos Sales, assessora de políticas públicas para Mulheres.

Confira os premiados:

UME Dom Pedro