Arma no combate ao alcoolismo, conheça o CAPS AD em Cubatão

Serviço busca a reinserção de dependentes químicos

Esta terça (20) é dia nacional contra drogas e álcool e esta, a semana de combate ao alcoolismo. A Secretaria de Saúde de Cubatão aproveita para apresentar o CAPS AD, o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas de Cubatão, que busca melhorar a qualidade de vida, a autonomia e o fortalecimento de vínculos para a reinserção social de dependentes químicos. O CAPS AD fica na Rua Armando Sales de Oliveira, 660, no Jardim São Francisco, e está de portas abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, para garantir a assistência e atenção psicossocial a essa parte da população. Em média, mais de 370 pessoas usam o serviço toda semana.

Além da demanda espontânea, o serviço atua com encaminhamentos da rede de Saúde, Assistência Social, Educação, Conselho Tutelar e Poder Judiciário em casos cujo perfil é de grande incidência de transtornos mentais decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, que causam graves problemas de ordem familiar, social e segurança pública.

O CAPS AD conta com o apoio especializado nos e equipe técnica composta por três médicos psiquiatras, um clínico, três psicólogos, dois terapeutas ocupacionais, dois enfermeiros, três técnicos de enfermagem, um assistente social e um profissional de educação física, além de equipe de limpeza, controle de acesso e recepção.

O tratamento é realizado por meio de fluxo de atendimento padronizado visando acolher e suprir as demandas trazidas pelos munícipes, conta com equipe multiprofissional que emprega diferentes intervenções e estratégias de acolhimento, como psicoterapia, seguimento clínico em psiquiatria, clínica geral, terapia ocupacional, oficinas terapêuticas, medicação assistida, atendimento familiar e domiciliar, entre outros. O CAPS AD conta com a retaguarda de leitos psiquiátricos no Hospital Municipal de Cubatão, favorecendo o controle das crises.

Por: Alessandro Atanes/Secom-SMS