Atleta de Cubatão conquista três medalhas, 2 de ouro e 1 de prata, no Meeting Paralímpico-2024,

O atleta paralímpico de Cubatão Daniel Moreira de Souza encerrou em alto nível mais uma competição. Acostumado com as vitórias, desta vez, o resultado foi acima das expectativas. Foram dois primeiros lugares e uma segunda colocação no Esporte Tiro com Arco Composto, conquistados no Meeting Paralímpico 2024,  que teve suas últimas provas ocorridas na cidade de São Paulo, entre 20 e 22 de junho. A medalha de prata foi obtida na contagem geral na categoria Arco Composto. Já as douradas foram pelas primeiras colocações na Categoria Individual ST (atletas amputados) e em Dupla (com um cadeirante).

Destaca-se que o evento contou com atletas inscritos em disputas de alto rendimento e também Seletivas Estaduais de competições como Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros. Essa se dá entre os alunos dos Centros de Referência do CPB, um projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.

A competição é organizada pelo CPB -Comitê Paralímpico Brasileiro, que neste ano, de forma inédita, percorreu as 27 federações e, segundo os organizadores, contou com a participação de 6.415 atletas de todo o país, sendo 980 atletas de São Paulo (de seis modalidades), sempre nas Capitais, começando no Acre e Rio Grande do Sul, encerrando em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico (CTP), nas modalidades de atletismo, natação, halterofilismo, bocha, tiro esportivo e tiro com arco.

Para Daniel Moreira, foi um desafio enorme passar por essas etapas. O atleta afirmou que, recentemente, fez uma mudança do tipo de instrumento. Antes, ele competia com arco recurvo. “De uns seis meses pra cá, eu passei para o arco Composto, que é bem diferente. Então, até a adaptação leva um tempo, mais o bom foi que eu já consegui me sobressair, devido a esforço e muita dedicação nos treinos”, ressalta Daniel. “Agora, já estou me preparando para daqui quatro meses, enfrentar as disputas pelo campeonato Brasileiro, que ocorrerá em outubro. Espero continuar representando Cubatão à altura das minhas últimas performances”, ressaltou.

Por: Secom Cubatão

Fotos: cedidas pelo atleta