Atualização – Ventania em Cubatão 18h25

A Prefeitura de Cubatão, via Secretaria de Segurança e Defesa Civil Municipal (Comdec), informa balanço sobre os estragos causados pela ventania na cidade nesta quinta-feira (13), reforçando que não houve pessoas feridas nas ocorrências. Foram contabilizadas pelo menos 40 quedas de árvores no município, em diversos bairros.

Três casas foram atingidas por árvores durante a ventania: uma na Rua Rio de Janeiro, na Vila Nova; na Comunidade da Mantiqueira; e na Rua Antônio Frederico Osanan, no Jardim Costa e Silva. Vegetais atingiram portões de duas residências, uma na Rua Ana Maria, no Jardim Casqueiro, e outra na Av. Nossa Senhora da Lapa, Vila Nova; e outro obstruiu a entrada de um mini-mercado na Av. Nações Unidas, também na Vila Nova.

Quatro veículos foram danificados. Uma árvore caiu sobre um carro e ficou atravessada na Av. Martins Fontes, na Vila Nova, impedindo o tráfego de na via, que é de grande circulação, boa parte da manhã. A mesma situação ocorreu na Rua Armando Sales de Oliveira, no Jardim São Francisco, em que dois veículos estacionados foram atingidos e outro carro parado na Av. Tiradentes, no Jardim Costa e Silva. Não havia pessoas dentro dos automóveis.

No Cruzeiro Quinhentista, área industrial, uma árvore atingiu um banheiro químico instalado no ponto final do transporte público. Pelo menos 20 vegetais de grande porte e galhos caíram sobre a via pública e rede elétrica em diversos bairros como Vila Paulista, Jardim 31 de Março, Vila Noel, Jardim São Francisco, Vila Nova, Vila Santa Rosa, Vila Natal, Jardim Casqueiro.

Prejuízos nos próprios públicos – De acordo com informações da Comdec, houve queda de parte do toldo do Departamento de Vigilância à Saúde (Rua D. Pedro I, 94), na Vila Nova, e telhas quebradas no Almoxarifado Central, situado no Sítio Cafezal. No Parque Anilinas, no Centro, quatro árvores vieram abaixo, o vidro de uma das janelas do Centro Multimídia estilhaçou e foi desligada a energia do local. O Parque permaneceu fechado durante todo o dia. Pelo menos 9 unidades escolares sofreram avaria, principalmente no telhado.

Equipes da Secretaria de Manutenção Urbana e Serviços Públicos em parceria com o Corpo de Bombeiros permanecem atuando na cidade, retirando os vegetais das vias e os que ameaçam cair.

De acordo com a Defesa Civil, há previsão ventos fortes até o final da quinta-feira em Cubatão e recomenda que as pessoas fiquem abrigadas. Após esse período, perde força e chove fraco com queda da temperatura. Existe também previsão de ressaca, o que pode interferir no nível de maré, causando transtornos em alguns bairros como Vila São José e Ilha Caraguatá. O telefone da Defesa Civil é o 199 e está disponível 24 horas.

Atendimento de Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde informa que o Hospital Municipal de Cubatão suspendeu a agenda de consultas ambulatoriais desta quinta-feira (13). As consultas serão remanejadas com o objetivo de garantir a segurança de pacientes e trabalhadores.

Os atendimentos também foram cancelados nas unidades de Saúde, CAPS, Centro Integrado de Saúde (Policlínica, SAISM e SAISI) e especialidades (Serviço de Especialidades Pediátricas e Serviço de Especialidades Odontológicas). Os pacientes que perderam consultas e exames terão seus procedimentos remarcados. Estão funcionando apenas as unidades de Urgência e Emergência (Pronto-Socorro Central, Pronto-Socorro Infantil e Unidade de Pronto Atendimento).

Decreto municipal – A Prefeitura de Cubatão publicou hoje (13), decreto municipal informando sobre estado de alerta na cidade em razão da situação de emergência por conta dos fortes ventos que atingiram o município. O atendimento ao público ficou suspenso nessa quinta no Paço Piaçaguera e demais próprios públicos. Esclareceu, ainda, que os prédios municipais que foram danificados pela ventania terão o atendimento retomado após reparação dos danos. E informa que os prazos processuais atinentes a processos administrativos que tramitam no âmbito municipal ficam igualmente suspensos.

Suspensão do Festão Cubatão no fim de semana – Os fortes ventos também causaram danos à estrutura do Festão Cubatão, no Kartódromo Municipal. Por isso, a Prefeitura de Cubatão suspendeu as atividades do Festão neste fim de semana (14 a 16 de julho). As atrações previstas para sexta, sábado e domingo, deverão acontecer em outras datas a serem definidas.

A terceira eliminatória do Show de Calouros, que seria neste domingo, deverá ser transferida para o dia 23/7 e a grande final, para 29/7, sábado. As datas serão confirmadas pela organização em detrimento da agenda dos artistas. A Administração Municipal informa também que o encerramento do Festão está mantido para 30 de julho. A Prefeitura e a Cape Eventos, fornecedora da estrutura do Festão, estão tomando todas as providências para restaurar a tenda principal e demais equipamentos, e realizando o levantamento do prejuízo.

Por: Secom Cubatão
Fotos: Divulgação PMC