Bailarinos de Cubatão se apresentam com a Cia Deborah Colker neste fim de semana

Yasmin Matos e Jey Santos fazem parte da renomada companhia artística radicada no Rio de Janeiro

Dois ex-integrantes da Cia de Dança de Cubatão estarão na Baixada Santista no fim de semana, integrando uma das maiores equipes de dança do Brasil: a Cia Deborah Colker. Os bailarinos Jey Santos  Yasmin Matos participam do espetáculo ‘Cão sem plumas’ nesse sábado (6)  e domingo (7), no Teatro Municipal de Santos (Av. Pinheiro Machado, 48).

O espetáculo retrata a pobreza da população ribeirinha, o descaso das elites e a vida no mangue, baseando-se no poema homônimo de João Cabral de Melo Neto (1920-1999), publicado em 1950. Com classificação livre e duração de 70 minutos, a apresentação de sábado será às 21 horas e de domingo às 19 horas.

Atualmente, Yasmin e Jey vivem no Rio de Janeiro por conta da profissão – já que o local é sede para a companhia. No entanto, a dupla carrega consigo as raízes da arte cubatense. Yasmin ingressou na ginástica rítmica aos seis anos de idade, mas foi no ano seguinte que ela pôde se desenvolver mais intensamente, quando se matriculou na Escola Técnica de Música e Dança ‘Ivanildo Rebouças da Silva’ para se especializar no balé. Em 2011, Yasmin foi aprovada na Cia de Dança de Cubatão. “Tive 8 anos muito intensos em que pude evoluir como bailarina e, também, como um ser humano. Sou muito grata e sinto um amor enorme por todos que me apoiaram, ajudaram e incentivaram quando eu não acreditava em mim mesma”, relembra a artista.

No mesmo período, o destino reservava uma doce coincidência para alguém que já vinha investindo nos estudos buscando progredir no meio artístico: a entrada de Jey na companhia. Com o passar do tempo, a dupla recebeu oportunidades de se apresentarem como uns dos primeiros solistas, além dos duetos que dividiram. Para a dupla, o auge da excelência foi a premiação da Cia de Dança de Cubatão como o melhor grupo de dança no Festival de Dança de Joinville em 2018, considerado um dos eventos artísticos mais prestigiados do mundo no âmbito da dança.

Depois, o desafio se tornou outro ainda maior: integrar a Companhia de Dança Deborah Colker. Em outubro de 2019, Yasmin recebeu o convite depois de ter sua audição prestigiada pela própria coreógrafa Deborah Colker. Já em outubro de 2021, reconhecimento e oportunidade chegaram para Jey, que teve auxílio da amiga no ingresso.

Pode-se afirmar que uma série de mudanças e conquistas virou a vida dos dois de cabeça para baixo, mas o que se mantém igual é a amizade da dupla. “Hoje em dia, somos grandes amigos. Sempre trabalhamos juntos, torcemos um pelo trabalho do outro e o que fica é um carinho enorme”, Jey recorda.

Fazer parte do elenco principal de um dos grupos mais influentes do País, a Cia Deborah Colker, é uma conquista que ambos têm orgulho de carregar atualmente, provinda de todos estes anos de esforço, dedicação e amor pela arte.

Cia Deborah Colker – A companhia de dança foi fundada em 1994 por Deborah Colker, renomada coreógrafa e bailarina. O grupo é conhecido por suas performances inovadoras e multidisciplinares, combinando dança contemporânea com outras formas de expressão artística, como música, teatro e tecnologia. Ao longo de sua história, a Cia de Dança Deborah Colker já se apresentou em diversas cidades brasileiras e países ao redor do mundo, além de ter recebido inúmeros prêmios e reconhecimentos pela excelência de seu trabalho, como o Prix Benois de La Danse de Moscou em 2018, a mais importante premiação da categoria.

Por: Redação Secom
Foto: Flávia Sá/acervo pessoal da artista