Cães e gatos da Mantiqueira recebem vacina e microchip

Agentes da Prefeitura estimulam a posse responsável de pets

As mais de 150 famílias que residem no núcleo Mantiqueira, na encosta da Serra de Piaçaguera, têm um encontro marcado com os agentes da Saúde e do Meio Ambiente de 20 a 23 deste mês, das 9 às 11 horas. Isso porque nesse período haverá uma ação social voltada a estimular a posse responsável de cães e gatos de estimação. Com a futura transferência dos moradores para conjuntos habitacionais, a Prefeitura pretende evitar o abandono dos pets no antigo núcleo.
Além de orientar as famílias, os agentes, que irão de casa em casa, promoverão a vacinação dos cães e gatos, que também receberão microchips. Com o tamanho de um grão de arroz, o dispositivo com os dados do animal e do proprietário será implantado sob a pele. Atualmente esse sistema é considerado o mais eficaz na identificação eletrônica dos bichos de estimação. Vale frisar que a cápsula conta ainda com um código exclusivo e inalterável. A ação, desenvolvida em conjunto com a Secretaria de Habitação de Cubatão, integra o trabalho social realizado no núcleo desde 2017.
O núcleo Mantiqueira, na margem da pista Guarujá-Cubatão da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, fica na divisa da área continental de Santos e Cubatão. O assentamento, que teve início na década de 1970, recebeu o maior fluxo de moradores na década de 1990. De acordo com o último levantamento oficial realizado na área, a maior parte das famílias é procedente do Nordeste, principalmente do estado de Pernambuco (42%). Atualmente conta com mais de 400 moradores.