Campus do IFSP Cubatão aprova a primeira pós-graduação na área de engenharia elétrica

Inscrições já estão abertas

Em sessão ordinária do Conselho Superior do Instituto Federal São Paulo (IFSP), foi aprovada a implantação do curso lato sensu em Especialização em Engenharia Elétrica do campus Cubatão. De acordo com o IFSP, representa um avanço significativo para toda a comunidade da Baixada Santista, uma vez que este será mais um curso de excelência, gratuito e de qualidade oferecido pelo Instituto Federal em Cubatão, que há muitos anos vem contribuindo para a formação de  profissionais altamente capacitados para o mundo do trabalho e para a vida acadêmica.

A proposta do curso originou-se a partir de solicitação reiterada da comunidade, como desdobramento do planejamento estratégico da instituição (representada no PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSP) e pelas necessidades expressas pela demanda por inovações tecnológicas e pesquisas aplicadas necessárias para melhorar a competitividade das empresas. Essas necessidades também estão presentes nas atividades dos egressos dos cursos de graduação  oferecidos em nosso Campus, bem como na atuação dos grupos de pesquisa que procuram viabilizar seus projetos de forma ética e eficiente, principalmente na área de Engenharia Elétrica voltada para o controle e automação de sistemas, na qual se verifica uma grande demanda por formação.

Com este novo curso, o campus Cubatão consolida o processo de verticalização do ensino,  que visa oferecer uma formação acadêmica completa e integrada. Este processo inclui: o curso Técnico em Automação (CTA), de Tecnologia em Automação Industrial (CSA), o de Engenharia de Controle e Automação (ECA) e, agora a Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE).

O curso é gratuito, sem mensalidades, taxa de matrícula ou taxa de inscrição para o processo seletivo. São 24 vagas para ingresso no 2º semestre de 2024, para estudar no sábado, no Campus Cubatão, que fica localizado na Rua Maria Cristina, nº 50, no Jardim Casqueiro. A pós-graduação é presencial e tem carga horária total de 409 horas.

As inscrições, que são totalmente on-line, devem ser feitas pelo e-mail: ppgee.cbt@ifsp.edu.br, até 24 de julho de 2024. Todas as informações sobre como fazer sua inscrição estão disponíveis no link: https://cbt.ifsp.edu.br/index.php/pos-graduacao/61-cursos/3604-pos-graduacao-em-engenharia-eletrica na aba “Como ingressar”. O processo de seleção será por meio de prova objetiva.

Por: Secom Cubatão com informações de IFSP