Capacitação para agentes da Guarda Civil Municipal reforça segurança na cidade

Mais confiança e eficiência são as promessas do '1º Estágio de patrulhamento com motocicletas'

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Cubatão concluiu com sucesso o ‘1º Estágio de patrulhamento com motocicletas’ (EPM), curso que promete melhorar a qualidade das operações de segurança na cidade. A capacitação ocorreu no Parque Cotia-Pará, durante três dias.

O curso representa eficácia na abordagem da Guarda Civil Municipal para a segurança pública, e sua importância não passou despercebida pelas autoridades da cidade. Pedro de Sá, secretário de Segurança Pública e Cidadania, destaca o impacto positivo da iniciativa para a comunidade. “A capacitação de 20 agentes para o uso eficiente de motocicletas caracteriza um marco significativo na estratégia de combate à criminalidade e na melhoria do atendimento”, ressalta o secretário. Também se acredita que a ação pode “tornar a proteção do patrimônio público mais ágil”.

Entretanto, as oficinas não se limitam apenas a impulsionar a eficiência das operações, mas também promove a confiança dos cidadãos nas forças de segurança. Tal presença visível nas ruas visa a diminuir atividades criminosas e fortalecer o relacionamento entre a Guarda Civil e os munícipes, proporcionando um ambiente de segurança mais colaborativo e acolhedor.

Danilo Nogueira Falcão, corregedor da GCM e diretor do curso, enfatiza os esforços empregados pelos investimentos da Prefeitura Municipal. “O 1º EPM desempenha um papel crucial na busca por uma cidade mais segura e é um investimento valioso no bem-estar de Cubatão”. Com o apoio, Danilo afirma que a cidade caminha em direção de mais segurança e tranquilidade.

Sequência – Recentemente, os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cubatão participaram de outros dois cursos de aperfeiçoamento. O primeiro, denominado ‘Estágio de Qualificação Profissional – EQP’, teve duração de duas semanas, sendo de 25 a 29/9 e de 2 a 6/10. O segundo foi o ‘Curso para pilotagem, abordagem e patrulhamento com motocicletas’, realizado entre os dias 9 e 13/10. Ambos aconteceram nas formas presencial e on-line, com provas de avaliação final.

Por: Renan da Paz/estagiário Jornalismo
Fotos: Divulgação PMC