Carreta solidária parte de Cubatão com 28 toneladas de donativos para o Rio Grande do Sul

Veículo seguiu com destino à cidade de Cachoerinha, a 1.100 km de distância

Uma carreta transportando 28 toneladas de donativos saiu pouco antes das 17 horas desta sexta-feira (14) do Parque Anilinas, no Centro de Cubatão, rumo ao Estado do Rio Grande do Sul. Era a ‘Carreta Solidária’, que depois de mais de um mês de muito trabalho do Fundo Social de Solidariedade (FSS) para recolher doações, pôde enfim seguir o seu destino rumo à cidade gaúcha de Cachoeirinha.

Para marcar a saída da carreta como um registro histórico, foi realizado ato simbólico com a presença de representantes de todos os segmentos e entidades envolvidos na Campanha Humanitária. Ato este em que o prefeito Ademário Oliveira agradeceu a cada ente envolvido, incluindo clubes de servir, comerciantes, denominações religiosas, entre outros atores.

O prefeito ressaltou que, “logicamente, essa ação se concretizou graças ao grande empenho de todos vocês e da população cubatense que entenderam o verdadeiro objetivo e abraçaram de coração essa causa. Por isso, quero transmitir o meu agradecimento a cada um, além de toda a equipe do Fundo Social, que eu sei que trabalhou intensamente nesse mais de um mês para que essa carreta, cedida pela empresa Nelcar, a quem também agradeço, pudesse sair lotada daqui hoje em direção ao Sul do Brasil”, disse.

Quantidade enviada – De acordo com o FSS, na quantia arrecadada conta 33 mil peças de roupas, 250 cobertores, material de higiene e de limpeza, além de 15 mil litros de água potável. “Este veículo está levando não só as 28 toneladas de donativos, mas também muitas outras toneladas de amor e carinho, que não dá para aferir ou dimensionar, além do nosso respeito a todo o povo gaúcho”, disse o prefeito. E continuou: “Sei que o que fizemos aqui vai ajudar muita gente lá. Não sabemos a quem, mas esse é o mote de uma campanha solidária. E todos vocês estão fazendo isso, o que é muito louvável”, completou Ademário, que esteve acompanhado dos secretários Cláudio Barazal (Comunicação) e Wesley Freitas (Assistência Social).

A presidente do Fundo Social Luciene Doldán agradeceu ao prefeito Ademário por ter possibilitado uma campanha tão ampla em termos de participação. “A causa é muito nobre e a população entendeu o nosso propósito, sendo um sucesso a arrecadação”, disse. Muito emocionada, ainda citou o empenho de sua equipe e a imensa participação das entidades, instituições, as igrejas e a Administração, por meio de várias secretarias. “Foi muito trabalho. Estou feliz pelo resultado e por ver essa carreta cheia, já pensando em cada pessoa lá no Sul que poderá ser ajudada”, comentou Luciene.

Carta aos desconhecidos – Como resultado da ‘’Campanha Humanitária Cubatão Solidária”, além de uma carreta lotada, composta de alimentos, produtos de higiene e limpeza e roupas , havia até uma caixa de cartinha feita por crianças e mulheres com mensagens de conforto e de esperança a tanta gente que sofreu pela tragédia desde o final de maio, afetadas pelas fortes chuvas e as consequentes enchentes que assolaram a maioria dos 497 municípios gaúchos. Os donativos foram arrecadados em 30 pontos de coleta e também na carreta que permaneceu estacionada no Centro e no Jardim Casqueiro.

Cidade destino da Carreta – De acordo com a organização, a carreta já tem destino certo e fica a cerca de 1.100 Km de Cubatão. Será a cidade de Cachoerinha, situada na Região Metropolitana de Porto Alegre, com uma população estimada em 136 mil habitantes. Cachoerinha faz fronteira com as cidades de Canoas, Gravataí e Alvorada, e fica a 19 Km da capital gaúcha. Em Cachoeirinha, a carreta da solidariedade entregará os donativos oriundos de Cubatão à Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Da Missão Região Sul, no bairro Vila Anair, que repassará ao governo local para distribuição aos moradores que mais precisarem.

Texto e fotos: Secom Cubatão