Censo Demográfico do IBGE é prorrogado até dezembro

Pesquisa é considera a mais importante do país

O Censo Demográfico do IBGE (O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que está em campo desde 1° de agosto, será prorrogado até dezembro. De acordo com o instituto, até a segunda semana de outubro, cerca de 119 milhões de brasileiros (cerca de 49% da população) foram recenseados, número muito inferior ao Censo realizado em 2010, onde 92 milhões de pessoas foram recenseadas apenas no primeiro mês de operação (número equivalente a 48% da população).

O Censo é a pesquisa estatística mais importante realizada no país; o único trabalho censitário que visita todos os 89 milhões de domicílios dos 5.570 municípios espalhados pelo território nacional. Ao todo 140 mil recenseadores estão trabalhando na campanha.

A pesquisa também fornece informações como: frequência escolar, renda, taxa de ocupação, cobertura de coleta de lixo, saneamento, energia publica e acesso à internet. Todos os dados citados anteriormente são cruciais para que o governo e entidades do terceiro setor possam elaborar políticas publicas. Alem disso, as referencias disponibilizadas pela pesquisa do IBGE também  podem ser usadas em trabalhos acadêmicos.