Cia de Dança de Cubatão: 1º grupo da Baixada a ser selecionado para a ‘Mostra Estímulo’ do Festival de Joinville 2023

Equipe será comandada por Alan Keller, apresentando montagem criada originalmente para o grupo e para o Festival que completa 40 anos

A Cia de Dança de Cubatão já foi selecionada para participar 40ª edição do Festival de Dança de Joinville e já confirmou presença. Joinville é o maior festival de dança do mundo no gênero competição, segundo o Guinness Book. A Cia foi escolhida para integrar a ‘Estímulo Mostra de Dança’: será coreografada por um profissional convidado, apresentando uma montagem completa, criada originalmente para o grupo e para a Mostra. O objetivo é o de contribuir para o amadurecimento dos jovens artistas que participam da Mostra Competitiva, incentivando a criação e a organização de um espetáculo completo.

Na ‘Mostra Estímulo’, a Cia será comandada por Alan Keller, melhor coreógrafo do Festival de Dança de Joinville em 2022, e apresentará uma obra om duração de 40 minutos. O primeiro encontro com Keller acontece agora em março, quando o profissional estará na cidade de 27/3 a 2/4 para uma verdadeira imersão e início dos trabalhos de criação.

“Estamos muito felizes pela possibilidade de receber um dos mais renomados coreógrafos da atualidade que é o Alan Keller. Admiramos muito os trabalhos desse profissional e ter a oportunidade de trabalhar com ele, e ainda receber uma obra criada originalmente para o grupo será uma honra imensa”, afirma Vanessa Toledo, diretora artística da Cia de Dança de Cubatão.

“Em 2023 o festival comemora 40 anos de existência e nada mais justo do que celebrar a data com grupos e companhias que fizeram história dentro de Joinville. A Cia de Dança de Cubatão, além do potencial técnico e artístico, é, sem dúvida, uma representação muito potente da dança brasileira dentro do evento. Como coreógrafo, percebo o processo de maneira muito enriquecedora e de troca de experiências. E como um criador que transita dentro da contemporaneidade, a Cia de Cubatão demonstra no seu elenco uma versatilidade de artistas, abertos para experimentações e novas histórias”, diz o coreógrafo Alan Keller.

A Cia de Dança de Cubatão também tem vaga garantida para a Mostra Competitiva do 40º Festival de Dança de Joinville, concorrendo na categoria Jazz Conjunto Sênior e aguarda resultado da seletiva em outras categorias.

Zeca Rodrigues, secretário municipal de Cultura e coreógrafo residente da Cia, diz ser um momento especial para a equipe: “A Cia é motivo de muito orgulho para Cubatão, não apenas por levar o nome da cidade além, mas por demonstrar a persistência com o objetivo de sempre fazer melhor, de encantar pela emoção e pela arte. É uma alegria imensa inaugurar essa Mostra, é um reconhecimento muito especial”, comemora o artista.

Histórico – Em 2011, na sua primeira participação no Festival de Dança de Joinville, a Cia de Dança de Cubatão foi vice-campeã na categoria jazz conjunto sênior. Em 2017, a equipe levou o 1º lugar na mesma categoria com a coreografia “Amores Crônicos”, garantindo vaga para o ano seguinte. Em 2018, concorreu com quatro trabalhos e todos foram premiados. Além disso, a Cia de Dança de Cubatão foi indicada a três prêmios especiais: melhor grupo do festival, melhor bailarina e melhor coreógrafo. Venceu como melhor grupo de 2018 – a maior premiação do festival – com a coreografia “Além daqui” (Jazz, Conjunto Sênior) e Yasmin foi escolhida a melhor bailarina. Cia de Dança e a cubatense Yasmin gravaram seus nomes na Calçada da Fama do Festival de Joinville.

Em 2020, primeiro ano de pandemia, a Cia de Dança de Cubatão foi convidada para o Festival dos Festivais, realizado de forma on-line, por ter sido premiada em 2018. A equipe cubatense inscreveu as coreografias de 2018 e o duo de 2019, e obteve as maiores notas do festival, inclusive na votação popular.  Em 2022, mais uma vez, o grupo foi premiado nas 4 categorias em que concorreu no festival e mais uma vez ficou em primeiro lugar com a Coreografia “Além daqui…”, confirmando a qualidade artística do elenco e equipe técnica.

Por Morgana Monteiro/Secom Cubatão
Foto de Arquivo PMC