A Cia de Dança de Cubatão estreia na próxima semana no 40º Festival de Dança de Joinville. Ao todo serão quatro apresentações, até o dia 25. Na noite de terça-feira (18), a Cia apresenta Rumo, durante a Estímulo Mostra de Dança, no Teatro Juarez Machado. A coreografia é do renomado Alan Keller, profissional convidado que criou o espetáculo especialmente para a mostra e eleito o melhor coreógrafo do festival no ano passado.
De acordo com a organização do evento, a Estímulo Mostra de Dança valoriza os trabalhos de talentos que se destacaram nas últimas cinco edições do Festival de Dança de Joinville, com a oportunidade de voltar ao evento para apresentar um espetáculo completo.
No mesmo dia, Claudionor Alves apresenta o solo masculino de jazz, de sua própria autoria, Quem assim seja, na Mostra Competitiva. “É uma coreografia que fala da fé individual, que representa a força interna que cada um tem dentro de si”, explicou a diretora artística da Cia de Dança de Cubatão, Vanessa Toledo.
No dia 22, é a vez de Isabella Oliveira no Jazz Solo feminino Sênior, com a coreografia E então… Renasci, do coreógrafo Lennon Vitorino. “Trata dos vestígios que deixamos durante a vida ao nosso verdadeiro
Já no dia 25, sobe ao palco o grupo, na categoria Jazz Conjunto Sênior, com a dança Ubuntu. “Eu sou porque somos; eu só existo porque o outro existe também”. Com esses princípios, a apresentação enaltece o amor e olhar ao próximo e promete ser diferente de que tudo o que a Cia já apresentou. “E, no final, terá uma surpresa que emocionará o público”, anunciou Toledo.
Festival da Sapatilha – O Festival de Dança de Joinville traz uma novidade neste ano: o Festival da Sapatilha, evento competitivo com vencedores ao longo de 12 dias.
A competição será realizada de 18 a 29 de julho no Palco da Sapatilha, localizado dentro da Feira da Sapatilha. A Cia de Dança participará das seguintes apresentações:
Coreografia: Odi
Coreógrafa: Flavia Sá
Bailarina: Isabella Oliveira
Coreografia: Delirium
Coreógrafo: Leandro Gomes
Bailarinos: Diego Rodrigues
Coreografia: Não me deixe sozinho
Coreógrafo: Celso Figueiredo
Bailarinos: Celso Figueiredo / Joao Pedro Alves
Coreografia: “Me”Nina…
Coreógrafo: Daniel Martins
Bailarina: Vanessa Thalita
Coreografia: Intro-estelar
Coreógrafo: Claudionor Alves
Bailarinos: Beatriz Pinheiro
Coreografia: Partiste…
Coreografo: Zeca Rodrigues
Bailarino: Anderson Rodrigues
O 40º Festival de Dança de Joinville ocorre de 17 a 29 de julho. Além da competição, haverá cursos, workshops, masterclasses, showcases, feiras, entre outras atividades.
Mais informações em https://festivaldedancadejoinville.com.br/.
Mostra de Dança em Ilhabela – a Cia de Dança de Cubatão participa neste sábado (14), a partir das 19 horas, da 18ª Mostra de Dança da Fundaci, da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela. O evento ocorre neste fim de semana (14 e 15) no Centro Cultural Waldemar Belisário.
Cubatão apresenta a coreografia Além Daqui, vencedora de 2018 do Festival de Dança de Joinville, além de três que apresenta nesta edição: Que assim seja, Ubuntu e E então… Renasci.
Participação da Cia no Festival de Dança de Joinville – Joinville é o maior festival de dança do mundo no gênero competição, segundo o Guinness Book. Em 2011, na sua primeira participação na disputa, a Cia de Dança de Cubatão foi vice-campeã na categoria jazz conjunto sênior. Em 2017, a equipe levou o 1º lugar na mesma categoria com a coreografia Amores Crônicos, garantindo vaga para o ano seguinte. Em 2018, concorreu com quatro trabalhos e todos foram premiados. Além disso, a Cia de Dança de Cubatão foi indicada a três prêmios especiais: melhor grupo do festival, melhor bailarina e melhor coreógrafo. Venceu como melhor grupo de 2018 – a maior premiação do festival – com a coreografia Além daqui (Jazz, Conjunto Sênior) e Yasmin foi escolhida a melhor bailarina. Cia de Dança e a cubatense Yasmin gravaram seus nomes na Calçada da Fama do Festival de Joinville.
Em 2020, primeiro ano de pandemia, a Cia de Dança de Cubatão foi convidada para o Festival dos Festivais, realizado de forma on-line, por ter sido premiada em 2018. A equipe cubatense inscreveu as coreografias de 2018 e o duo de 2019, e obteve as maiores notas do festival, inclusive na votação popular. Em 2022, mais uma vez, o grupo foi premiado nas 4 categorias em que concorreu no festival e mais uma vez ficou em primeiro lugar com a Coreografia “Além daqui…”, confirmando a qualidade artística do elenco e equipe técnica.
Por: Marisol de Andrade/Secom, com informações do Festival de Dança de Joinville
Foto: Arquivo PMC