Começam as obras de saneamento do assentamento Beira Rio

Prazo para conclusão,segundo estimativa da Sabesp, é de dois meses

A Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp) começou na manhã desta quinta-feira (9) as obras do sistema de esgotos do núcleo Beira Rio, assentamento situado às margens do Rio Cubatão.
Serão instaladas no bairro, que tem 7.689 metros quadrados e onde moram 48 famílias, tubulações de 60 centímetros de diâmetro, que destinarão os dejetos residenciais para a rede geral que serve ao bairro Jardim Costa e Silva. A previsão para o término das obras  é de 60 dias.
O sistema de esgotos é a infraestrutura que falta para o início efetivo do processo de regularização fundiária do Beira Rio, que se originou de  ocupações ocorridas há cerca de 40 anos. No próximo dia 23, os moradores deverão dirigir-se à Prefeitura para entregar os documentos exigidos para que possam pleitear formalmente os direitos de posse e, depois, as escrituras definitivas dos terrenos que ocupam. No próximo dia 14, serão entregues, na vila, as convocações oficiais aos moradores.
O início oficial das obras foi antecedido por um ato solene no local, com a presença do prefeito Ademário Oliveira, da secretária da Habitação Andrea Castro, do vereador Rodrigo Ramos Soares (o Rodrigo Alemão) e do representante da Sabesp, engenheiro Juarez Pereira de Sá e Santos, coordenador da regional de Cubatão.
O prefeito disse, na oportunidade, que as obras de saneamento no Beira Rio são consequência da união de esforços da Prefeitura, Câmara Municipal e dos próprios moradores. Ademário Oliveira falou sobre as diversas realizações que, nos últimos dois anos, integraram a vila, antes isolada, ao processo de desenvolvimento da cidade. Citou, entre elas, a construção do conjunto residencial da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado (CDHU), a pouco mais de 500 metros dali, a inauguração do restaurante popular Bom Prato, nas proximidades e a instalação da Faculdade de Medicina, a apenas duas quadras de distância.
O vereador Rodrigo Alemão, em seu discurso, informou que uma emenda impositiva ao orçamento municipal, de sua autoria e aprovada pela Câmara, destinará recursos para a construção de um novo playground às margens do rio e uma academia de ginástica ao ar livre.
Em nome dos moradores, falou Eliezer Batista Angelo, um dos pioneiros do assentamento. Fez um discurso emocionado, lembrando as lutas das famílias por melhorias e, principalmente, pela regularização fundiária. “Nós sempre acreditamos que os benefícios chegariam. Tanto assim que, há algum tempo, fiz uma moradora desistir da ideia de vender a sua casa. Ela não acreditava mais nas antigas promessas”, disse. Ao final, entregou às autoridades presentes broches com o brasão de Cubatão.
Fotos: Thiego Barbosa
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI