A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), está elaborando o Plano Municipal de Arborização Urbana. E convida a comunidade a participar com sugestões e comentários que podem ser enviados de 14 a 30 de novembro via formulário eletrônico, que também pode ser acessado pelo https://bit.ly/PlanoArborizacaoCubatao . As pessoas também podem ter acesso à prévia do Plano e conhecer mais sobre o assunto na Cartilha de Arborização disponíveis no seguinte link: https://bit.ly/DriveArborizacao .
A audiência pública acontece no dia 4 de dezembro, 18h às 20h, no auditório da Semed (Rua Dr. Fernando Costa, 1.096, Vila Couto) e é aberto ao público. Vale lembrar que para participar da audiência, é necessário se inscrever e o formulário é o mesmo das sugestões. Com o objetivo de reorganizar a arborização da cidade e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida e tornar o município mais sustentável, o Plano envolve o levantamento e o mapeamento de espécies arbóreas em áreas urbanas. Esse diagnóstico visa a localização de árvores exóticas (ou não nativas) que podem causar problemas ao dia a dias das pessoas, incluindo estragos nas calçadas, interferência na rede elétrica e em tubulações e reorganizar o plantio na área urbana com espécies nativas mais adequadas, além de indicar locais onde é possível aumentar a arborização.
Na audiência, além de acolher as sugestões, os temas abordados incluirão a importância da arborização urbana, critérios de plantio, escolha de espécies e técnicas para plantio adequado, além de aspectos legais relacionados à arborização. A Prefeitura de Cubatão destaca a importância da participação popular para que o plano reflita as expectativas e necessidades dos cidadãos, proporcionando um ambiente urbano mais equilibrado e saudável para todos.
Participe e faça parte deste Projeto- O Plano Municipal de Arborização Urbana é uma oportunidade para que os moradores de Cubatão contribuam ativamente na construção de uma cidade mais verde, sustentável e acolhedora para todos. A prefeitura ressalta que a participação da população é fundamental para garantir que o plano atenda às necessidades reais dos bairros e represente os anseios da comunidade.
“Ao enviar sugestões e participar da audiência pública, os munícipes poderão colaborar diretamente nas escolhas que melhor se adaptam à cidade. Com o envolvimento de cada cidadão, Cubatão pode avançar em um processo de arborização que contribua para um ambiente mais saudável e harmonioso, além de reforçar o compromisso com o bem-estar coletivo e a preservação ambiental”, afirma Sandra Godoi, presidente da Comissão Agenda 2030 e uma das organizadoras do evento. “A Prefeitura convida todos os moradores a participarem ativamente deste processo, ajudando a transformar Cubatão em uma cidade onde a arborização urbana reflete o cuidado com o presente e o compromisso com as gerações futuras”, completa.
Por: Secom Cubatão
Foto: Freepik