O Serviço de Vigilância Epidemiológica de Cubatão (SVE) de 10 de abril registra 38 casos confirmados de dengue no município, quatro a mais que o boletim anterior, de 3 de abril. O número de casos descartados passou de 145 para 155 e 43 notificações aguardam o resultado da sorologia. Os casos confirmados se referem a 20 homens e 18 mulheres, a maior parte adultos, além de uma criança de 5 a 10 anos, um adolescente de 15 a 19 anos e dois idosos, um homem e uma mulher, entre 60 e 69 anos.
BAIRROS – Por bairro, os casos confirmados se referem a 7 moradores do Jardim Nova República; 6 moradores da Vila Natal; 3 do Jardim Casqueiro, 3 do Jardim Costa e Silva e 3 da Vila Esperança; 2 da Fabril, 2 da Vila Nova, 2 da Ponte Nova e 2 do Vale Verde. Água Fria, Costa Muniz, Ilha Caraguatá, Pilões, Parque São Luiz, Vila Elizabeth, Vila dos Pescadores e Vila São José registram um caso cada.
ÓBITOS – A Secretaria de Saúde de Cubatão (SMS) informa que um óbito ocorrido em 20 de março foi confirmado como tendo sido causado por dengue. Outra morte, ocorrida em 7 de março, segue em investigação pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica do município. As duas informações foram publicadas no Painel de Arboviroses – Dengue da Secretaria da Saúde do Estado. Assim que houver novos dados sobre a investigação, serão publicadas.
VACINAÇÃO – Desde o início da vacinação contra dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos foram aplicadas 4.453 doses do imunizante nessa faixa da população. Foram 3.285 primeiras doses e 1.165 segundas doses. A cobertura está em 41,99% para a primeira dose e 14,89% para a segunda dose. A população alvo é formada por 7.822 pessoas.
As pessoas podem receber a vacina contra dengue e as demais vacinas de rotina do Plano Nacional de Imunizações (PNI) em 15 unidades de Saúde do Município com salas de vacina, das 9 às 16 horas. Confira endereços e outras informações em
https://www.cubatao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/12/Quadro-de-vacinas-2025.pdf.
CHIKUNGUNYA – O município segue sem casos confirmados de chikungunya, 17 notificações foram descartadas e 8 seguem em análise. Não há notificações relativas a infecções do zika vírus.
Por: Secom Cubatão
Arte: Freepik