Conselho Municipal de Turismo abre inscrições para novos membros

Eleição acontece dia 31 de maio, no Parque Anilinas

O Conselho Municipal de Turismo de Cubatão (Comtur) deu início ao processo para renovação de seus integrantes. Para isso, abre inscrições para cubatenses interessados em ocupar as cadeiras da sociedade civil. Interessados devem preencher ficha com informações pessoais até dia 30 de maio, disponível AQUI ou pelo link https://forms.gle/Uw7XyUq5DRz3wDqDA (basta copiar e colar em seu navegador).

O processo eleitoral do Comtur ocorre no dia 31 de maio, a partir das 19h, no 1º andar do Centro Multimídia do Parque Anilinas (Av. Nove de Abril, s/nº). O regimento completo da eleição do Comtur está publicado no Diário Oficial Eletrônico edição nº1.237, disponível em (https://diariooficial.cubatao.sp.gov.br/search_sres.php?id=MTIzNw==)

Serão escolhidos um representante de cada um dos segmentos da sociedade civil organizada:  representante dos Agentes de Viagens; representante dos Gestores de Estabelecimentos de Alimentação (Restaurantes, Bares e Similares) do Município; representante dos Gestores de Meios de Hospedagem (Hotéis, Pousadas e Similares) da cidade; representante dos Gestores de Turismo Náutico e Pesca e demais Equipamentos e Serviços Turísticos e de Transporte Turístico do Município; representante das Faculdades, Institutos de Educação ou Universidades da Região da Baixada Santista que possuem, entre seus cursos de nível superior, a Graduação em Turismo; representante do Santos e Região Convention & Visitors Bureau; representante da Associação Comercial e Industrial de Cubatão – ACIC; representante dos Guias de Turismo da cidade; representante do Núcleo Caminhos do Mar ou do Núcleo Itutinga-Pilões do Parque Estadual Serra do Mar; representante do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP; representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE; representante da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB; representante da Sociedade Organizada de Esporte e Lazer; representante da Sociedade Organizada de Meio Ambiente e Lazer; representante da Sociedade Organizada de Cultura; representante da Sociedade Organizada de Turismo; representante da Sociedade Organizada de Associações de Melhoramentos de Bairros.

Além disso, o poder público irá indicar represente das seguintes pastas e autarquias: Secretaria de Turismo, Secretaria de Cultura, Secretaria de Esportes, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria  de Planejamento, Secretaria de Educação, Secretaria de Segurança Pública e Cidadania e Companhia Municipal de Trânsito.

Criado em 2003, o Comtur é formado por 25 membros titulares e 25 suplentes, sendo eles 8 representantes governamentais e 17 representantes da sociedade. É o instrumento de cogestão das políticas públicas para o turismo. Para a atual presidente do Conselho, Vilma Rosa, o processo eleitoral além de reoxigenar o Conselho é uma oportunidade de debater os temas de cada segmento. “O turismo é uma pauta transversal que envolve diversas áreas, sobretudo do comércio. É uma oportunidade de todo trade entender melhor o que é esse momento de retomada da economia e como é possível potencializar nossas ações para o futuro”.

Já o secretário de Turismo, Fabrício Lopes, reforça que a nova gestão assume em um momento estratégico para o setor. “A pandemia deixou evidente o importante papel que as atividades vinculadas ao turismo exercem na sociedade e o país começa a entender que as atividades turísticas não estão relacionadas apenas ao lazer, mas também aos negócios, estudos, intercâmbios, entre outras áreas que temos capacidade de crescer e incrementar”.

Por: Secom Cubatão
Foto: Arquivo PMC