Cubatão apresenta Plano Diretor de Turismo em discussão aberta à comunidade

“A Cidade tem de estar arrumada para o munícipe. A partir daí, estará pronta para o turista”: partindo desta visão, foi realizado ontem (25) um encontro aberto à comunidade cubatense. A razão do evento foi apresentar o plano orientador de políticas públicas do segmento, tendo como objetivo definir estratégias e programas voltados ao desenvolvimento do setor, o Plano Diretor de Turismo de Cubatão (PdTur). O debate visou apontar os caminhos necessários ao município para potencializar as iniciativas de fomento, metas e estratégias concretas para alcançá-los.

Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) ouviu a população e coletou contribuições para o planejamento turístico da cidade. O encontro foi voltado especialmente à possibilidade de revisão e aprimoramento do PdTur. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Sustentável, na Vila Couto. Participaram turismólogos, estudantes de turismo, representantes da sociedade civil e do poder público.

Caminhos para o futuro – Realizada com suporte técnico do Senac e considerado papel fundamental para compreender quais os elementos para a estruturar este novo plano, além de estimular o olhar sobre as potencialidades turísticas do município para o futuro, tal iniciativa teve início em junho deste ano por meio da preparação dos servidores públicos integrantes de pastas que possuem interface com o turismo e demais organizações do setor.

Na primeira parte do encontro, os temas debatidos foram: turismo em Cubatão, educação turística e projetos necessários. No segundo momento, foram debatidas questões jurídicas, meio ambiente, tombamentos históricos e perfil de equipamentos públicos.

O Plano Diretor de Turismo (PDTur), criado pela Lei nº 3839/2017, é o documento orientador das políticas públicas do segmento em Cubatão. O documento ainda necessita ser encaminhado à Câmara Municipal para apreciação e aprovação dos vereadores.

Na visão de Fabrício Lopes, titular da Pasta de Turismo na Cidade, questões que envolvam gastronomia, hospitalidade, ‘souvenirs’, comodidade, temáticas, turismo de base comunitária, trabalhos pedagógicos com a Educação, além de conectar equipamentos com memórias afetivas, fazem parte de um cenário básico e construtivo para que se possa chegar ao objetivo do perfil turístico necessário, que é o que Cubatão pretende alcançar com o aprimoramento do plano.

“Eles têm grande potencial. Sabemos que, ao longo dos últimos quatro meses, procuramos construir uma síntese dos principais desafios para impulsionar as atividades turísticas na nossa cidade. Com a participação da comunidade e de atores que, de fato, pensam o turismo, podemos fortalecer essas potencialidades e apresentar um plano que possa ser executado nos próximos anos. É para isso que estamos aqui”, explica o secretário de Turismo.

Por: Ismael Pereira/ Secom
Fotos: Gerson Guimarães/Secom