...

Cubatão comemora 50 anos do Grupo Rinascita de Música Antiga com apresentação especial

Também foi apresentada nova destinação do equipamento público na noite desta quarta (23)
  • 5 min de leitura

Em uma noite recheada de emoção, um dos grupos musicais mais importantes de Cubatão comemorou 50 anos de existência: o Grupo Rinascita, que promove a chamada ‘Música Antiga’ referente aos períodos da Renascença, Barroco e da Idade Média. Uma apresentação especial com a equipe completa ocorreu nesta quarta (23) e o espaço escolhido para as homenagens foi a Biblioteca Municipal, local que por tantos anos abrigou os músicos em seus ensaios. O prefeito interino Ivan Hildebrando participou do evento: “Quero ressaltar a importância do Rinascita para a história artística e cultural da cidade. Sinto-me honrado em estar aqui e participar desta celebração”, disse o prefeito.

O secretário municipal de Cultura Omar Bermedo destacou que o evento de comemoração, produzido pela AMBSC (Associação de Amigos da Banda Sinfônica de Cubatão) e pela Secretaria de Cultura (Secult), junta-se a outras ações culturais também importantes que aconteceram ao longo ano. “Foram mais de 200 eventos por toda a cidade em 2024; não há um fim de semana em que a Cultura não esteja presente nos  bairros por meio dos mais diversos segmentos artísticos, sempre contemplados pelo Governo Municipal. E realizamos tudo isso com diálogo e respeito à classe cultural”, disse.

O concerto aconteceu em dois momentos: primeiro, os músicos estavam com roupas de época, trazendo um clima mais intimista ao concerto. Nas mãos dos artistas, réplicas de instrumentos dos séculos XIV a XVII, feitos artesanalmente, como viola da gamba, guitarra barroca, alaúde, flautas doces e percussão barroca. Depois, canções do período barroco e medieval.

Com direção artística de André Farias, a apresentação foi uma viagem no tempo e emocionou a todos que há décadas acompanham o trabalho do Rinascita, desde a época do então Conservatório Musical, atualmente Escola Técnica de Música e Dança. Criado em 1974 pelo maestro Rodrigo Augusto Tavares juntamente com alunos do Conservatório, o objetivo era levar ao grande público, melodias da época renascentista, canções essas que os estudantes aprendiam em sala de aula. O início foi artesanal, com pesquisa em museus, tanto da história e musicalidade quanto dos instrumentos utilizados. Durante mais de 20 anos, funcionou como um projeto experimental, tornando-se profissional na década de 90. Em 2010 foi tombado patrimônio imaterial de Cubatão pelo Condepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural).

Muitas homenagens – Antes do fim da apresentação, o maestro André Farias fez questão de homenagear o músico Fabrício Leite, falecido em agosto deste ano e que participou por muitos anos do Rinascita e do Coral Zanzalá. “Minha história com o Fabrício transcende o Rinascita, do qual fizemos parte por muitos anos. Cursamos faculdade juntos, respirávamos música e é por isso que esse concerto é dedicado à memória do Fabrício Leite, um artista muito influente e importante da cidade”, disse André ao entregar flores a Carla Leite, esposa de Fabrício. A ex-exposa e a filha do músico também compareceram à homenagem. O regente também citou o maestro Rodrigo Tavares, fundador do Rinascita, e a artista Maria Gênova que, por muitos anos, participou da formação musical do Grupo.

Eles e muitos outros artistas e ex-integrantes do Rinascita apareciam nas fotos, em uma exposição de fotos na sala ao lado do concerto, que recontou a história de cinco décadas do Grupo.

O maestro Roberto Farias, criador dos Grupos Artísticos, nome emblemático para Cubatão e importante da música clássica no Brasil , com inúmeras composições publicadas ao redor do mundo, entregou título de mérito artístico a Edna Lemos Moura, ex-gestora da Cultura na Cidade e figura importante na profissionalização dos Grupos Artísticos, a saber, Banda Sinfônica, Cia de Dança, Banda Marcial e Corpo Coreográfico, Coral Zanzalá, Coral Raízes da Serra e Rinascita. “Agradecemos a Edna, em especial, por ter iniciado o trabalho de levar o Rinascita para fora das salas de ensaio do Conservatório”, afirmou Farias.

O maestro Roberto também entregou ao secretário Omar Bermedo o título de membro honorário da Academia de Música do Brasil. “Esse título só pode ser destinado às pessoas que possuem um olhar respeitoso pela Arte e é esse o caso”, disse o maestro.

Por: Secom Cubatão
Fotos: Secom Cubatão/Maiko Santana

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito Ademário Oliveira
Vice-Prefeito Ivan Hildebrando

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais