Cubatão ganhará teatro de bolso assim que terminar a crise do coronavírus

Novo espaço cultural será aberto na escola Bernardo José Maria de Lorena, na Vila Nova

Assim que a crise do novo coronavírus passar, Cubatão ganhará seu primeiro teatro de bolso. Com capacidade para até 30 espectadores, a sala de espetáculo será criada na Unidade Municipal de Educação Bernardo José Maria de Lorena, na Av. Nossa Senhora da Lapa, 785, na Vila Nova.
A iniciativa somente rendeu resultados positivos com a celebração de parceria da Prefeitura com o diretor do grupo Canteiro de Obras Teatrais, Ivan da Conceição, que agora se tornou o primeiro munícipe, como pessoa física, a adotar um espaço público em Cubatão.
“Já utilizávamos a sala como espaço de ensaio. Daí surgiu a ideia de criar um teatro de bolso para levar mais cultura à comunidade da Vila Nova e da Vila São José”, contou Ivan da Conceição, detalhando que o processo legal consumiu quase nove meses. “Mas agora poderemos utilizar o espaço pelo período de cinco anos, que pode ser prorrogado”.
A sala de 40 metros quadrados deve passar por reforma e receber mobiliário e equipamentos antes da primeira estreia. A intenção é dotar o local com palco, plateia e coxias, além de refletores, cortinas e mesa de sonorização. Contando com parcerias com a iniciativa privada, o diretor espera ainda equipar o espaço com sistema de ar condicionado.
“A comunidade terá, em contrapartida, a oportunidade de participar de oficinas, cursos e palestras. Além disso, os estudantes estarão mais próximos da arte e da cultura”, disse Ivan da Conceição, frisando que espera que outros grupos artísticos da cidade sigam o exemplo e também adotem espaços, nas escolas, que possam ser transformados em usinas de cultura. “Cada escola poderia ter um grupo de teatro atuante. Assim, pulverizaríamos cultura em todos os bairros”.
O teatro de bolso, que será batizado com o nome do grupo, hoje formado por sete integrantes, receberá ensaios e futuras montagens. “Também estará aberto a grupos convidados”, acrescentou o diretor, divulgando o e-mail do grupo para aqueles que quiserem participar da iniciativa: souza.ivan@zipmail.com.br .
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI