Cubatão inicia Plano de Imunização com funcionária de 70 anos do Pronto Socorro

“Vou ficar mais feliz quando tiver para todo mundo. Vai ser um alívio total”. Foi assim que reagiu a auxiliar de apoio à Saúde Maria das Graças Narciso de Almeida, de 70 anos, após receber a primeira dose da vacina contra a covid-19 aplicada em Cubatão. O Plano de Imunização teve início nesta quarta-feira (20), nas instalações do Centro de Imunização da cidade.
Escolhida por ser considerada um “patrimônio” da Secretaria de Saúde, Maria das Graças, conhecida como Kaká, atua no Pronto-Socorro na linha de frente do atendimento a pacientes com a doença. Após ter recebido a primeira dose do imunizante distribuído pelo Instituto Butantan, ela ainda fez uma homenagem a trabalhadores da Saúde mortos pela pandemia. “Perdemos colegas, foi muito triste”.
Presente no momento da aplicação da vacina, o prefeito Ademário Oliveira também lembrou dos momentos difíceis ao longo da pandemia: “Vimos imagens horríveis e a perda de entes queridos. Hoje a vacina representa a esperança de dias melhores”.
A dose de Maria das Graças foi aplicada pela enfermeira Milena Schlichting, da equipe de imunização, integrante da Central de Rede de Frio do Serviço de Vigilância Epidemiológica com pós-graduação em Saúde Pública.
Imunização – O município recebeu 1.600 doses da CoronaVac. Nesse primeiro momento, serão vacinados médicos e equipes de enfermagem que atuam na linha de frente do atendimento a pacientes com covid-19. A previsão é que ao longo da quarta-feira fossem vacinadas entre 15 e 20 trabalhadores e trabalhadoras do Pronto-Socorro e Pronto-Socorro Infantil. A vacinação continua ao longo dos próximos dez dias.
A Secretaria de Saúde afirma que todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto a ampliação desse público será gradativa, conforme o repasse de novas doses pelo Programa Nacional de Imunização. As demais categorias e profissionais que não estão na assistência direta ao novo coronavírus serão imunizados de forma escalonada.
Fotos: Marcus Cabaleiro
Link para fotos: https://link.shutterfly.com/eEzricf2cdb