O Serviço de Vigilância Epidemiológica de Cubatão (SEV) inicia nesta segunda-feira (17) nas unidades de Saúde da cidade a intensificação da busca ativa de casos de tuberculose. A medida atende ao Comunicado Tuberculose do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo e faz alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, em 25 de março. A busca ativa é a principal medida indicada pelo Estado para a descoberta de casos ainda no início.
A busca ativa em Cubatão será realizada de segunda a sexta-feira até 31 de março (confira o calendário abaixo). Um profissional técnico de enfermagem do SEV estará a cada dia em uma unidade de Saúde entre 13 e 16 horas para orientação em sala de espera acolhendo pacientes para a coleta de amostra de escarro. É necessário apresentar RG, Cartão SUS e CPF para colher amostra.
Se houver pacientes com resultado positivo, esses serão convocados posteriormente pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica por telefone, para a manutenção da privacidade de cada um, para início do tratamento. Pacientes com resultado negativo, porém com sintomas, serão convocados para a elucidação do diagnóstico.
Qualquer pessoa que apresente os sintomas, principalmente tosse prolongada (mais de três semanas) deve procurar a unidade de Saúde de seu bairro para diagnóstico. A análise é feita pelo exame de escarro e a coleta é feita na hora. Independente do período de intensificação de busca ativa de casos, a coleta de amostras é rotina das unidades de Saúde e pode ser feita também diretamente no SVE às segundas, quartas e quintas-feiras, na Rua Dom Pedro I, 104.
Os sintomas da tuberculose são tosse, febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço. O sintoma mais frequente da Tuberculose pulmonar no adulto é a tosse.
O tratamento é feito a base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses, e as medicações são distribuídas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde.
Em Cubatão, as pessoas pertencentes a grupos de risco para Tuberculose podem e devem colher amostras de escarro regularmente, mesmo que não apresentem tosse. Constituem os grupos de risco: pessoas convivendo com HIV, diabetes, em quimioterapia, em tratamentos imunossupressores (como os tratamentos para doenças autoimunes, etc), tabagistas, usuários de álcool e outras drogas, profissionais de saúde, contatos de pessoas com tuberculose, moradores de área livre, população prisional, pessoas internadas/institucionalizadas.
CALENDÁRIO – Confira os dias da passagem da técnica de enfermagem do SVE em cada unidade:
17/2 – Cota 200
18/2 – Cota 95
19/2 – Pilões
20/2 – Água Fria
21/2 – Vale Verde
24/2 – Morro do Índio
25/2 – Vila Esperança CAIC
26/2 – Vila Natal
27/2 – Mario Covas
7/3 – Jardim 31 de Março
10/3 – Vila Nova
11/3 – Vila São José
12/3 – Vila dos Pescadores
13/3 – Jardim Casqueiro
14/3 – Jardim Nova República (Bolsão 8)
17/3 – Ilha Caraguatá
18/3 – CSU
19/3 – Área 5
20/3 – Centro Integrado de Saíde (Policlínica)
21/3 – Serviço de Saúde Integral à Saúde do Idoso (SAISI)
24 e 25/3 – Centro POP
26/3 – Instituições de Longa Permanência para Idosos
27/3 – Polo industrial
28 e 31/3 – CAPS.
CASOS – Até hoje (14) foram diagnosticados 25 casos da doença em Cubatão; em 2024 foram 138 e, em 2023, 112 casos. Confira o histórico:
2022 – 91 casos
2021 – 95
2020 – 127
2019 – 130
2018 – 133
2017 – 96.
PREVENÇÃO – Para prevenir a doença, é importante identificar rapidamente os pacientes com tuberculose para início imediato do tratamento, reduzindo as chances de contaminação do ar. Assim evita-se a transmissão do bacilo para outras pessoas.
A tuberculose também está ligada às condições de vida das pessoas empobrecidas e que vivem em moradias precárias, pois têm maior dificuldade em conseguir o atendimento adequado. É importante melhorar as condições de habitação para diminuir a chance do contágio. Se há muitas pessoas dormindo no mesmo quarto, em casas mal ventiladas e onde não bate sol, o risco de contágio é muito maior.
Há também medidas de proteção individual, como a vacinação com BCG e a prevenção com remédio, que se chama quimioprofilaxia. Em Cubatão a vacina BCG é aplicada ao recém-nascido já na maternidade e é capaz de prevenir as formas mais graves da doença nas crianças.
A quimioprofilaxia, que consiste em tomar remédios por seis meses, é indicada para pessoas que não estão doentes, mas que apresentam um grande risco de adoecer. É sempre indicada por um profissional de saúde, depois de uma consulta.
Por: Secom Cubatão
Foto: Freepik