Cubatão participa da Agenda Ambiental na Administração Pública

Projeto Minhoca Amiga ganha prêmio do Ministério do Meio Ambiente

A Prefeitura de Cubatão aderiu ao programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Trata-se de uma ação voluntária, proposta pelo Ministério do Meio Ambiente, para estimular órgãos públicos a revisarem seus padrões de produção e consumo, adotando novos referenciais em busca da sustentabilidade socioambiental.
O programa também incentiva a adoção de tecnologias mais eficientes no processo de gestão, além da reutilização de insumos, de forma a colaborar na redução do emprego de matéria-prima.
“Com a adesão, o Município se compromete a adotar metodologias sustentáveis em todos os setores da administração”, informou o secretário de Meio Ambiente, Halan Clemente.
Isso inclui a utilização de madeira de reflorestamento e de plástico proveniente do processo de reciclagem; a aquisição de alimentos com menos agrotóxicos; a adoção de iniciativas que resultem na redução o consumo de energia elétrica; e o incentivo ao reuso da água e a realização de ações de caça a vazamentos nos próprios públicos, com a consequente diminuição do consumo, dentre outras medidas.
Halan Clemente destacou que Cubatão obteve a segunda colocação do 8º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade da A3P, na categoria Gestão de Resíduos Sólidos, com o projeto “Minhoca Amiga – Compostagem” cujo principal objetivo é ensinar para as crianças como reaproveitar o lixo orgânico. Pelo menos 38 escolas municipais de Cubatão receberam o kit de compostagem formado por uma composteira, minhocas e serragem.
O projeto surgiu da necessidade de levar formas de aproveitamento do lixo produzido nas escolas e também pela população em geral. Além da redução do material orgânico que seria levado para o aterro sanitário, o “Minhoca Amiga” traz a oportunidade dos professores usarem a composteira como ferramenta de educação ambiental, atingindo todas as faixas etárias.