Cubatão participa do Dia do Desafio nesta quarta (26)

Evento busca estimular a prática de atividades físicas

Em razão das restrições impostas pela pandemia, este ano não haverá a tradicional maratona de atividades esportivas ao longo do Dia do Desafio, nesta quarta-feira (26). No entanto, os participantes podem abusar da criatividade e praticar algum tipo de atividade física por pelo menos 15 minutos, em casa ou em outro ambiente seguro, e postar uma foto ou vídeo nas redes sociais.
Quem reside em Cubatão pode enviar para o Facebook ou Instagram da Prefeitura de Cubatão: @prefeituradecubatao. Mas não deve se esquecer de usar as hashtags #diadodesafio ou #diadodesafiocubatao. O evento, que teve início no Canadá, em 1983, é considerado a maior ação mundial de incentivo à prática de atividades físico-esportivas.
Trata-se de uma ação para estimular a adoção de hábitos mais saudáveis. De acordo com os organizadores, a campanha busca promover integração e cooperação. As atividades são desenvolvidas pelas prefeituras, em parceria com instituições públicas e privadas, contando com a participação de segmentos de toda a sociedade.
Início – O inverno de 1983 em Saskatoon, no Canadá, foi especialmente gelado. Pensando no bem-estar dos moradores, o prefeito Clifford Wright sugeriu que todos fossem caminhar. A ideia era fazer com que as pessoas se aquecessem enquanto se mexiam. No ano seguinte, Clifford convidou a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas. Estava criada a essência do Dia do Desafio.
Em 1990, a Tafisa (The Association For International Sport for All), com o apoio da Isca (International Sport and Culture Association) assumiu a gestão do evento, que começou a ganhar mais força e adeptos. Em 1995, foi a vez do Sesc São Paulo passar a coordenar as atividades da campanha no Brasil e, anos depois, em todo o continente americano. Além disso, conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco).