Cubatão realiza Desfile Cívico-Militar neste sábado (3)

Evento será em comemoração ao bicentenário da Independência e contará com apresentação oficial da Guarda Civil Municipal

A Prefeitura de Cubatão realiza neste sábado (3) Desfile Cívico-Militar em comemoração ao bicentenário da Independência. Evento tem início às 9h na Av. Nove de Abril, na pista sentido São Paulo, no trecho entre as Ruas Bernardino de Pinho Gomes e São Paulo. A abertura contará com a execução dos hinos cívicos pela Banda de Música da Guarnição da Baixada Santista, sediada no 2° Batalhão de Infantaria Leve em São Vicente e hasteamento das bandeiras.

Um dos momentos mais importantes do evento será a apresentação oficial à comunidade cubatense da primeira formação da Guarda Civil Municipal (GCM). Composta por 57 guardas, a Guarda Civil Municipal estará presente marchando ao som da Banda de Música da Guarnição da Baixada Santista.

O Desfile Cívico também contará com a presença de alunos de escolas municipais e particulares do município, aprendizes do Centro de Aprendizagem Metódica Mário dos Santos (CAMP), Banda Marcial Infantil de Cubatão, Arabesque Studio, participantes do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (Conviver) e entidades parceiras. A Companhia Municipal de Trânsito também estará presente. É esperada também uma homenagem à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em relação à dedicação durante a pandemia da Covid-19.

Cerca de 3000 pessoas, entre estudantes e profissionais, irão desfilar, além de pessoas vinculadas às demais Secretarias Municipais e de instituições convidadas. A Banda Marcial de Cubatão e seu Corpo Coreográfico integram a festa, com a realização de pocket show com músicas de Elis Regina e participação da cantora Rafa Laranja.

Já o Desfile Militar contará com a presença da 1° Brigada de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro, Comando de Policiamento do Interior-6, Polícia Ambiental, 6° Grupamento de Bombeiros, Primeiro Grupo de Viaturas Antigas de Santos, Comissão Municipal de Defesa Civil e Banda de Música Voluntários da Reserva Militar. Durante o trajeto  diversas viaturas usadas por essas autoridades serão apresentadas aos moradores.

Guarda Civil Municipal – A Guarda Civil Municipal de Cubatão foi instituída no ano de 2019 pela Lei Complementar n° 112. O Primeiro Concurso público aconteceu no ano de 2020, ficando suspenso n período da pandemia, com a retomada do certame 9.606 pessoas se inscreveram para disputar uma das vagas disponíveis, e após 6 fases do concurso, temos formada a 1° turma de GCMs de Cubatão, composta por 57 agentes.

A principal função da corporação, além de zelar pelo patrimônio público, é contribuir com a segurança da nossa cidade. A Guarda é comandada pela Major da reserva da Polícia Militar Edite do Carmo Guireli. A GCM conta com o apoio da Diretora Raquel Reis, da Corregedora Mayara Lima e da Ouvidoria Danielle Monteiro.

Confira a programação completa das Festividades do Bicentenário da Independência:

3 de SETEMBRO • sábado

• 9h – Hasteamento de Bandeiras – acompanhado da banda do Exército Brasileiro
  • 9h30 – Desfile Cívico-Militar com apresentações da Guarda Municipal de Cubatão, escolas, serviços e militares

Av. Nove de Abril, esquina com a Av. Joaquim Miguel Couto – Centro

4 de SETEMBRO • domingo

• 20h – Abertura da encenação “Caminhos da Independência”

5 de SETEMBRO • segunda-feira

• 9h às 12h – Café com Turismo

Encontro de profissionais do turismo, operadores, agências, empreendedores e comunidade local

Parque Anilinas – Av. Nove de Abril, s/nº – Centro

6 de SETEMBRO • terça-feira