Cubatão recebe nesta sexta (6) e sábado (7) o Curso de Cozinha Popular e Solidária com foco na Mata Atlântica. Utilizando plantas alimentícias não convencionais (Panc), juçara, cambuci, uvaia, butiá, araçá, pinhão, jerivá e castanhas brasileiras, o objetivo das oficinas é oferecer receitas diferentes para uma refeição sustentável. Para participar dos workshops é preciso fazer inscrição prévia, até dia 5 de dezembro, AQUI ou pelo link https://bit.ly/CultProInscrição . Os dois dias de curso ocorrem das 9h às 18h no Auditório da Semed (Rua Dr. Fernando Costa, 1.096), na Vila Couto. As aulas são de graça.
São 40 vagas para as oficinas e os interessados devem participar dos dois dias de curso. As aulas serão ministradas por Gabriel Menezes, do Instituto AUÁ. “As espécies dos biomas brasileiros, como a a Mata Atlântica, são um motivo para descobrir o prazer da alimentação, devido ao seu paladar exclusivo, delicado e marcante. Quando usadas em receitas especiais, propiciam um sabor inesquecível, que permite sentir a biodiversidade brasileira”, informa. As plantas da Mata Atlântica são joias nativas que nascem de cultivos sustentáveis que conservam os biomas, promovem o ecomercado e geram renda para as comunidades locais e impactos positivos para o meio ambiente.
A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Cubatão via Secretaria de Cultura (Secult) e Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Sustentável (Semed). O curso faz parte do CultSP Pro, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo gerido pela Organização Social de Cultura IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão. O CultSP Pro é um inovador programa de qualificação profissional, inovação e sustentabilidade e seu principal objetivo é fomentar o desenvolvimento econômico da Cadeia Produtiva da Cultura e da Indústria Criativa, fortalecendo o setor. Oferece oportunidades inéditas de capacitação e aprimoramento para profissionais que atuam em diversos segmentos e linguagens. Com cursos adaptados às demandas específicas de cada área, o programa busca tanto formar novos talentos quanto aperfeiçoar as competências de quem já está no mercado, acompanhando as transformações do setor cultural.
Por: Secom Cubatão
Foto: Freepik