Cubatão recebe plantio de árvores neste sábado (24)

A cidade de Cubatão recebe neste sábado (24), o primeiro plantio de mudas de 2024, uma ação que representa o contínuo compromisso com o meio ambiente e promoção da sustentabilidade regional. Será às 9h, às margens do Rio Casqueiro, ao final da Av. Felícia Olivieri Trombino, no Jardim Casqueiro. A ação é do Projeto Guará Vermelho, uma iniciativa da ONG Nudaer em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e Petrobras e tem objetivo de promover a recuperação, conservação e preservação ambiental, da biodiversidade e do ecossistema da bacia hidrográfica dos rios Cubatão e Casqueiro, bem como seus afluentes.

Junto com a Semam, o Projeto Guará Vermelho representa um marco importante para o fortalecimento do compromisso com o meio ambiente. Ao unirem esforços, reafirmam seu empenho na realização de plantios de mudas de árvores na cidade de Cubatão. O reflorestamento é uma estratégia altamente eficaz para restaurar áreas degradadas e reequilibrar ecossistemas. Além de sua contribuição para melhorar o clima e a qualidade de vida, o plantio oferece diversos benefícios, incluindo a redução do calor nas áreas urbanas, criação de espaços sombreados e absorção do dióxido de carbono (CO²) presente na atmosfera.

As 50 mudas de propágulos de mangue selecionadas para este plantio foram cuidadosamente escolhidas considerando as características específicas de cada bioma local, garantindo adaptação e crescimento saudável das árvores. Este cuidado visa promover a sustentabilidade a longo prazo e maximizar os benefícios ambientais.

A participação nesta atividade é aberta a toda a comunidade. Para garantir a segurança e o bem-estar de todos os participantes, serão fornecidas orientações sobre técnicas de plantio, bem como o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de protetor solar e repelente durante toda a atividade. É recomendado o uso de calça comprida e sapato fechado para garantir a segurança e o conforto de todos. Além disso, incentivamos os voluntários a trazerem suas próprias garrafas de água para reduzir o uso de copos plásticos, contribuindo assim para a sustentabilidade do projeto.

Por: Secom Cubatão com informações do Projeto Guará Vermelho
Foto: Divulgação do Projeto Guará Vermelho